sexta-feira, 24 de março de 2017

Crac!

 
Tudo começou quando o céu ficou cinzento.
Já sei! Vamos pintá-lo! 
Os vizinhos não falavam de outra coisa e decidiram, então, pintá-lo de uma nova cor.
Vermelho, amarelo, verde, cor-de-rosa. Mas cada nova cor traz consigo sérios imprevistos: gatos assanhados, múmias assustadoras, nuvens peganhentas.
Até ao dia em que… CRAAAC! E agora?
Autor: Martina Manyà & Carmen Chica 
Tradução: Carla Oliveira
Edição: Orfeu Negro
Coleção: Orfeu Mini

Uma história cheia de humor, pintada de cores exuberantes, que celebra o espírito e a alegria de bairro.               

domingo, 19 de março de 2017

"O Meu Pai Adora-me"

Porque hoje é DIA DO PAI, aqui fica a sugestão de um livro muito especial que aborda as relações afetivas entre alguns dos principais membros da família, o Pai, ajudando os mais pequenos a compreender e valorizar as várias formas de expressar o amor. As ilustrações suaves e os textos simples permitem momentos de partilha desde a mais tenra idade.

Autor: Giuliana Gregori  

Edição: Jacarandá Editora 

Feliz "Dia do Pai"!...

terça-feira, 14 de março de 2017

AQUI HÁ GATO! - CONVITE para lançamento

BAOBÁ livraria e as edições Orfeu Negro convidam todos para a apresentação do divertido livro AQUI HÁ GATO!, no dia 18 março, pelas 16 horas, na companhia dos autores Rui Lopes e Renata Bueno.

Vamos conhecer a história de El-rei Dom Chato, que tinha esse nome pois fazia SEMPRE tudo tudo da mesma maneira. Até ao dia em que a Dona Cristina, farta de tanta rotina, disse: BASTA!
As coisas viraram-se do avesso e Dom Chato suspeitou... AQUI HÁ GATO!


Depois de escutarmos a história, a ilustradora Renata Bueno desafia-nos a criar figuras mirabolantes a partir de colagens com códigos de barras, pois é deles que é feito este livro!

No fim, há lanchinho e autógrafos para todos. Entrada livre!


BAOBÁ Livraria
R. Tomás da Anunciação nº26, LISBOA

sábado, 11 de março de 2017

"DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL" 2017

O "Dia Internacional do Livro Infantil" comemora-se em todo o mundo, no dia 2 de abril, data do nascimento de Hans Christian Andersen, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.
 cartaz do ilustrador Mikhail Fedorov

A mensagem do IBBY internacional, este ano da responsabilidade da Rússia, consta de um texto do escritor Sergey Makhoti:

"VAMOS CRESCER COM O LIVRO!
Na minha primeira infância, gostava de construir casas com pequenas peças e toda a espécie de brinquedos. Usava muitas vezes um livro ilustrado a fazer de telhado. Nos meus sonhos, entrava na casa, deitava-me na cama feita com uma caixa de fósforos e olhava para cima, para as nuvens ou para as estrelas do céu. A escolha dependia da ilustração que preferia na altura.
Por intuição, segui as regras de vida das crianças que procuram criar um ambiente seguro e confortável à sua volta. E o livro infantil ajudou-me muito a atingir este objetivo.
Depois cresci, aprendi a ler, e o livro, na minha imaginação, começou a assemelhar-se mais a uma borboleta, ou mesmo a um pássaro, do que ao telhado de uma casa. As páginas do livro pareciam asas que batiam. Era como se o livro, deitado no peitoril, quisesse sair pela janela aberta em direção ao desconhecido. Segurava-o com as mãos e começava a lê-lo, e o livro ia ficando cada vez mais calmo. Então eu próprio voava para outras terras e novos mundos, alargando o espaço da minha imaginação.
Que alegria ter na mão um novo livro! De início, nunca sabemos sobre o que é que ele fala. Resistimos à tentação de saltar para a última página. E como o livro cheira bem! É impossível distribuirmos o seu cheiro pelos vários elementos que o compõem: tinta, cola… não, é impossível. Existe um cheiro particular no livro, um cheiro único e excitante. As folhas encontram-se coladas, como se o livro não tivesse ainda acordado. E ele só acorda quando começamos a lê-lo.
Continuamos a crescer, e o mundo à nossa volta torna-se mais complicado. Enfrentamos questões a que nem os adultos sabem responder. No entanto, é importante partilhar dúvidas e segredos com alguém. E aí o livro volta a ajudar-nos. Muitos de nós terão um dia pensado: este livro fala sobre mim! E a personagem favorita parece ser igual a nós. Tem problemas semelhantes, e resolve-os com dignidade. E há outra personagem que não é igual a ti, mas tu gostarias de seguir o seu exemplo, de ser tão corajoso e desembaraçado quanto ela.
Quando há rapazes e raparigas que dizem “Não gosto de ler!”, isso faz-me rir. Não acredito neles. Comem gelados, jogam jogos e veem filmes interessantes. Dito de outro modo, gostam de se divertir! É que a leitura não serve apenas para desenvolver sentimentos e personalidades, ela é, acima de tudo, um prazer.
É sobretudo com essa missão que os autores de livros para a infância escrevem os seus livros.
Sergey Makhotin"

(tradução de Mª Carlos Loureiro a partir da versão inglesa de Yana Shvedova)

sexta-feira, 10 de março de 2017

Quebra-cabeças- livro interactivo

Pulgas, cães, gansos, hienas, gatos, moscas e coelhos vivem connosco juntos a outros quantos milhões de animais e pessoas mais.
Ainda que sejamos tantos e pareçamos tão distintos, há algo em que somos iguais: SOMOS TODOS DIFERENTES. E ainda que talvez não exista um lugar no mundo onde caibamos todos, há porém uma frase onde nos podemos encontrar: todos fazemos parte de algo muito maior. 
Com este livro Diego Bianki convida-te a continuar a somar e a fazer um quebra-cabeças cada vez maior, e maior, e maior...

Autor: Diego Bianchi (Bianki)
Tradução: Ana M. Noronha
Edição: Kalandraka

QUEBRA-CABEÇAS estará  disponível nas livrarias a partir de 17 de março.

domingo, 5 de março de 2017

"VIII CONCURSO DE DESENHO INFANTIL"

 
O projeto "Maleta da Marieta" promove o "VIII CONCURSO DE DESENHO INFANTIL" * , tendo como tema - "o lobo mau". Podem concorrer crianças do Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, a título individual ou em grupo. Os trabalhos devem ser enviados para o nosso endereço eletrónico: maletadamarieta@gmail.com Escolhe um livro com a personagem do "lobo mau"... e mãos à obra!
Recordamos que o envio tem data limite de 6 de abril  de 2017 e a divulgação dos premiados será no dia 1 de junho de 2017 - "Dia Mundial da Criança".
* (aceitam-se outras formas de expressão plástica)
 CONCORRE e habilita-te a uma "maleta de livros"!...