quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"PRESOS"

Com o título original "Stuck", esta é mais uma  excelente obra de Oliver Jeffers, editado em Portugal pela Orfeu Negro, da coleção Orfeu Mini.

"Tudo começou quando o papagaio do rapaz ficou preso numa árvore.
Mas o verdadeiro problema surgiu quando ele atirou um sapato para soltar o papagaio e este ficou preso na árvore. Seguiram-se uma escada, um balde de tinta, um orangotango e uma baleia, que se encontrava no sítio errado à hora errada. E isto foi apenas o início de tudo. 
Se ao menos o rapaz conseguisse ter uma ideia que o ajudasse a resolver as coisas..."
 

Autor: Oliver Jeffers
Tradução: Rui Lopes
Edição: Orfeu Mini

terça-feira, 27 de novembro de 2012

"A estranha história do Príncipe que inventou o abecedário" - NOVIDADE


 A editora Máquina de Voar lança este mês mais um novo livro infantil - "A estranha história do Príncipe que inventou o Abecedário" chega às livrarias no dia 30 de novembro. O texto é de João Pereira Oliveira e as ilustrações de Margarida Teixeira. Tem lançamento marcado para dia 2 de dezembro, pelas 16h00, na livraria Cabeçudos - Lisboa.


"Quando eu era criança, cansado de livros em que os príncipes eram sempre os mais belos, os mais fortes e os melhores cavaleiros, pedi ao meu avô que me contasse uma história em que um príncipe fosse feio e mau. No fundo um anti-herói, igual a tantos outros que existem hoje em dia. Mas não naquele tempo.
O meu avô tentou. Será que conseguiu?"

"Esta é a história de um Príncipe feio, (...) e solitário que inventou um abecedário e descobriu o poder das palavras. E para que servem as palavras, afinal? O que terão feito elas por ele? O que poderão fazer por nós? Talvez nem ele saiba, talvez ninguém saiba ao certo, talvez esta seja apenas uma estranha história."

O melhor será ler. Ler e escrever.

Livraria Cabeçudos - Rua António Lopes Ribeiro, 7 A - Lisboa

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

"O que há"

"O que há" - é a última publicação da editora Planeta Tangerina, com texto de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Madalena Matoso. Dentro deste livro há dezenas de imagens para observar e desafios divertidos que só os leitores mais atentos vão descobrir.

"Vivemos num mundo cheio de coisas. Coisas que servem para comer, para vestir, para brincar... e coisas que já nem sabemos bem para que servem! Muitas vezes, as coisas não estão quietas, são desarrumadas (ou seremos nós?) e mudam de sítio, trocam-nos as voltas. Por serem tantas e estarem em movimento, podemos ter verdadeiras surpresas!
Abrimos uma gaveta e... Ah!
Pomos uma mão no bolso e...Oh!
Espreitamos o saco da avó e...Tchiii(...)" 

E a mala da mãe, alguém se atreve a adivinhar o que tem lá dentro?
Eu não... e o melhor é espreitar mesmo!...

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

"1ª Feira de Oportunidades da Kalandraka"

A 1ª Feira de Oportunidades da Kalandraka decorrerá na PAPA-LIVROS, dia 23 de novembro entre as 15h00 e as 20h00. Entre grandes títulos e pequenos preços haverá ainda lugar para sessões de leitura a partir de alguns dos melhores livros para sonhar. Nem os monstros vão faltar!

Rua Miguel Bombarda nº 523 - Porto

domingo, 18 de novembro de 2012

Vai de folia! Vai de folia!...

A "Maleta da Marieta" já tem o livro "O homem da gaita", com  um poema de José Afonso e ilustrações de Rui Pedro Lourenço.
Fomos ao lançamento na Papa-Livros, no Porto, onde estavam expostas as maravilhosas ilustrações do Rui Pedro Lourenço, repletas de humor e que nos permitem uma variedade de leituras. Disse Mafalda Brito, da editora Barca do Inferno, que fazer este livro foi uma intensa aventura. Nós acrescentamos... o resultado é surpreendente!... E, como referiu Manuel Pizarro, um livro para todos e indispensável para aqueles, que apreciam a obra do maior compositor e cantor português de sempre.

Adélia Carvalho, no início do lançamento

 Rui Pedro Lourenço no momento do autógrafo

Exposição das ilustrações

 Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço
"Numa terra cinzenta e sem alegria, onde cada um vive mergulhado nas suas preocupações, um homem tem o condão de pôr toda a gente a dançar. "O homem da gaita, canção que faz parte do álbum "Com as minhas tamanquinhas" editado em 1976, é a versão criada por Zeca Afonso para contar esta história tradicional portuguesa."

E junto dos mais novos, vamos divulgar esta magnífica obra!...
No Porto, pode encontrar este livro, na livraria Papa-Livros.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

"O homem da gaita" no Porto - "Papa-Livros"

Chegou convite da PAPA-LIVROS e da Editora Barca do Inferno para o lançamento do livro "O homem da gaita", no próximo sábado, dia 17 de novembro, pelas 16h00. Com a apresentação de Manuel Pizarro e a presença do ilustrador Rui Pedro Lourenço.

NÃO FALTEM!!!...

PAPA-LIVROS - Rua Miguel Bombarda nº523 - Porto

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

32ª Feria Internacional del Libro Infantil y Juvenil

No México, está a decorrer a 32ª Feria Internacional del Libro Infantil y Juvenil até dia 19 de novembro de 2012. Este evento acontece no Centro Nacional de las Artes, com entrada livre.
Dia 12 de novembro é o  "Día Nacional del Libro en México"!

...no olvides de visitar una libraría, regalar o empezar a leer un libro... Mayli, es para tí!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"HISTÓRIAS COM ARTE DENTRO"

"Lá porque se está a falar de literatura, não quer dizer que tenhas de te cingir a ela. Experimenta ir ao Museu Coleção Berardo, em Lisboa, para que te "leiam" Histórias com Arte Dentro. E se tiveres irmãos mais novos, leva-os contigo. Para quem ainda não se ajeita com as palavras, esta atividade é ouro sobre azul, já que as palavras nascem de imagens e as histórias que se vão contar não têm que ter uma sequência lógica. Só têm de encantar..."

Local: Museu Berardo - Lisboa
Conceção e orientação: Dora Batalim e Margarida Botelho
Esta atividade acontece duas vezes por mês, sendo que as próximas sessões para crianças decorrerão nos dias 11 e 25 de novembro.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

"A grande fábrica de palavras"



Booktrailer publicado por Editora Paleta de Letras 

"Existe um país
onde as pessoas quase não falam.
É o país da grande
fábrica de palavras.

Neste estranho país, é preciso
comprar e engolir as palavras
para pronunciá-las.

A grande fábrica de palavras trabalha
de dia e de noite. As palavras que saem
das suas máquinas são tão variadas
quanto as linguagens.(...)"


"A grande fábrica de palavras" foi publicado em Portugal, pela editora Paleta de Letras, com texto de Agnès de Lestrada e ilustracões de Valeria Docampo. Pois é, neste país dizer alguma coisa custa uma fortuna...

No Brasil foi publicado pela Aletria Editora.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

"Exposição de Ilustrações de Anabela Dias"

Chegou convite da Papa-Livros para a inauguração da exposição de ilustrações de Anabela Dias, no dia 10 de novembro, pelas 16 horas, na livraria. Com a presença da ilustradora e da escritora Teresa Guimarães do livro "A Menina de Papel".

"Ser avó é ter um rosto transparente e um colo transbordante de afetos esvoaçantes! Em "A Menina de Papel" cada um de nós descobre que, na sua avó, pode (re)encontrar o prazer de ser embalado, o gosto pelas memórias, a lembrança calma das histórias, o riso cúmplice das brincadeiras e os abraços de ternura com cheiro a lucia-lima."
 
Nesta exposição pode apreciar as ilustrações delicadas e sensíveis, promotoras de novas leituras.
Contamos com todos, não faltem!...
 
Livraria Papa-Livros - Rua Miguel Bombarda - PORTO

domingo, 4 de novembro de 2012

A arte de encantar - o contador de histórias contemporâneo e seus olhares


Este livro, acabou de sair no Brasil, publicado pela Editora Cortez e cuja organização dos textos é da autoria de Lenice Gomes e Fabiano Moraes. "Os olhares do contador de histórias contemporâneo aqui apresentados, inseparáveis de suas vozes, trazem as cores e as formas fluidas de um caleidoscópio, como um mosaico vivo que será reinventado por quem os lê. Esses olhares longe de esgotarem o tema a que se presta esta obra, nos instigam, nos provocam e nos fazem atentar para a relevância de se ampliar debates, conversações, diálogos e prosas sobre esse personagem milenar, que em novas roupagens, se mantém em sua presença fugidia e intangível em nossa sociedade: o contador de histórias." Aqui encontramos reunidos artigos de Celso Sisto, Eliana Yunes, Francisco Gregório Filho, Maurício Leite e outros mais.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Concerto de Sofia Ribeiro "Mil e uma cores"


O concerto será no próximo domingo, dia 4 de novembro, pelas 17h00, no Hotfive jazz&blues club. Neste concerto especial, Sofia Ribeiro irá cantar ao vivo as músicas que acompanham os livros de Manuela Mota Ribeiro, e que fazem parte do CD "Mil e uma cores", tais como, "Jardim do Arco-Íris", "Kiko, o dentinho de leite" e "Serafim está sempre constipado", acompanhada por um magnífico trio de músicos que vêm de Nova Iorque.

Sofia Ribeiro (Portugal) - voz
Juan Andrés Ospina (Colómbia) - piano
Petros Klampanis (Grécia) - contrabaixo
Marcelo Woloski (Argentina) - bateria / percussão
+ convidados especiais

Entrada: até 4 anos grátis!
Hotfive - Rua Actor Dias nº51 - Porto

Contamos com a vossa presença!...

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

"A RAINHA DAS RÃS NÃO PODE MOLHAR OS PÉS"

"A RAINHA DAS RÃS NÃO PODE MOLHAR OS PÉS"  é novo livro da editora Bruaá, com texto de Davide Cali e ilustrações de Marco Somà.

"Era uma vez um lago, e nesse lago havia rãs. 
Rãs que passavam a vida a fazer coisas de rãs:
saltavam e apanhavam moscas, dormiam sestas 
ou brincavam com as libélulas.
Durante o verão, depois de jantar, divertiam-se a cantar juntas.
Foi precisamente numa dessas noites de verão, enquanto
estavam a cantar GROAC, GROC, GROAC, que algo vindo do
céu, PLOC, caiu no lago.
(...)
Era algo pequeno e brilhante.(...)"

"Uma espécie de teoria do caos instala-se neste lago e no final do livro encontramos eco do tal bater de asas de uma borboleta de Pequim e à tempestade que pode provocar numa cidade a milhares de quilómetros dali, mas também observaremos mais metáforas neste livro, como por exemplo a da obtenção e consolidação do poder do mais forte, metáforas provocadas por um  pequeno e surpreendente gesto, essa pequena variação que terá consequências de proporções imagináveis, ficando-nos a sensação que do complexo, do caótico podemos ter sempre a esperança na paz, e no amor, na ordem que emerge do caos."
- Bruaá 

A partir deste mês de novembro 
pode encontrar nas livrarias.