sábado, 25 de outubro de 2014

"QUEM É ESSE BICHO?"

 
"QUEM É ESSE BICHO?" é um livro cartonado para pré-leitores e primeiros leitores, a quem é apresentada uma pequena fauna que vive perto de nós, apesar de quase não darmos por ela.
Os protagonistas desta história são, sem dúvida, criaturas simpáticas e curiosas que vale a pena conhecer.
O texto simples e breve, está escrito com maiúsculas para familiarizar os mais pequenos com as letras e, ao mesmo tempo, também lhes facilitar a leitura.
 
"VISTOS DE LONGE,
TODOS OS BICHOS
PARECEM IGUAIS.
 
MAS SE TE APROXIMARES, VERÁS QUE..."
 
Autora: Carmen Queralt
Tradução: Ana M. Noronha
Edição: Kalandraka
 
Idade recomendada: a partir dos 3 anos
 
Disponível nas livrarias a partir de 31 de outubro.

sábado, 18 de outubro de 2014

"O ESCURO" - novidade

"O Lucas vive numa casa grande e fria, com paredes despidas, tectos que rangem e uma cave sombria. O escuro vive na mesma casa que o Lucas. Esconde-se em cantos escuros e estende-se à noite por todos os espaços da casa. Numa destas noites, o escuro visita o Lucas no seu quarto e convida-o a visitar a cave, onde uma bela surpresa o espera(...) " Uma história de suspense sobre a superação de um dos medos associados à infância, o escuro, acompanhada das belas ilustrações de Jon Klassen. 

Texto: Lemony Snicket
Ilustração: Jon Klassen
Tradução: Rui Lopes
Edição: Orfeu Negro
 
Este mês nas livrarias!...

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

"AMIGOS DO PEITO" - novidade


"Todos os dias regresso da escola
com a Ana Lúcia da esquina.
Da esquina não é apelido,
é o endereço da menina.
O irmão dela é mais velho
e mesmo assim é meu amigo.
Sempre depois de almoço,
ele joga à bola comigo.
Já o Carlos Alberto, do lado,
(do lado não é nome também)
tem uma bicicleta muito fixe,
mas não empresta a ninguém.
O bairro onde moro é assim,
tem gente de tudo que é jeito.
Pessoas que são muito chatas
e um monte de amigos do peito:
(...)"

"Neste livro somos levados pela mão de um menino que mora num bairro como tantos outros. Ele quer falar-nos de amigos, amigos do peito. Para isso leva-nos pelas ruas do seu bairro, por sinal um bairro muito parecido com o nosso, onde encontramos uma escola, um bar, uma casa à esquina, um jardim, prédios... Mas estas ruas e casas não são a única coisas que nos parecem familiares, também a voz do menino nos soa familiar. E os amigos de quem fala parecem lembrar-nos os nossos, porque todos os temos e todos brincamos com eles num bairro qualquer, esse espaço comum que nos recorda que somos feitos de muitos amigos e sítios, e por isso algo de bom acontece quando os revemos. Um texto poético de Cláudio Thebas maravilhosamente interpretado e amplificado nas belíssimas ilustrações de Violeta Lópiz."
 
Texto: Cláudio Thebas
Ilustração: Violeta Lópiz
Tradução: Miguel Gouveia
Edição: Bruaá
 
 ... a chegar às livrarias!

domingo, 5 de outubro de 2014

"Dia Mundial do Professor / World Teachers´Day"

 
O "Dia Mundial do Professor"
celebra-se anualmente no dia 5 de outubro.
A data foi criada pela UNESCO em 1994 com o objetivo
de chamar atenção para o papel fundamental
que os professores têm na sociedade. 
 

Mensagem dos representantes da UNESCO, OIT, UNICEF, PNUD e Education International, por ocasião do Dia Mundial do Professor, 5 de outubro de 2014

O dia 5 de outubro de 2014 marca o 20º aniversário do Dia Mundial do Professor.
Um sistema educacional somente pode ser tão bom quanto seus professores. Os professores são essenciais para uma educação universal e de qualidade para todos: eles são fundamentais na formação das mentes e das atitudes das próximas gerações, para lidar com os novos desafios e oportunidades mundiais. Um ensino inovador, inclusivo e com foco nos resultados é essencial para 2015 e além, se desejarmos oferecer as melhores oportunidades possíveis para milhões de crianças, jovens e adultos em todo o mundo.
Em muitos países, a qualidade da educação é reduzida por um déficit de professores. É necessário um acréscimo de 1,4 milhão de professores nas salas de aula de todo o mundo, para que se consiga alcançar a educação primária universal até 2015, e mais 3,4 milhões desses profissionais serão necessários até 2030, de acordo com o Instituto de Estatística da UNESCO.
Além do desafio dos números, existe a questão da qualidade. Com muita frequência, os professores trabalham sem recursos ou sem formação adequada. Os desafios atuais são enormes: nós enfrentamos uma crise mundial da aprendizagem, com 250 milhões de crianças que não aprendem o básico, mesmo que mais da metade delas tenha passado quatro anos na escola.
Portanto, capacitar os professores para que tenham sucesso é uma prioridade. Isso significa formação rigorosa, melhores condições de trabalho, treinamento com base na qualidade, desenvolvimento de carreira bem planejado e atração de novos professores e novos talentos, especialmente jovens e mulheres de comunidades sub-representadas. Assim, tendo em vista as perspectivas de 2015 e além, a Consulta Temática Mundial em Educação na Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, estabelece de forma objetiva os elementos essenciais de apoio à efetividade dos professores, tais como: 1) condições decentes de emprego, incluindo contratos e salários adequados, bem como perspectivas de progressão e promoção na carreira; 2) boas condições no ambiente de trabalho, baseadas na criação de contextos escolares propícios para o ensino; 3) formação de alta qualidade para professores, anterior e durante o trabalho, baseada no respeito aos direitos humanos e nos princípios da educação inclusiva; e 4) gerenciamento efetivo, incluindo o treinamento e o desenvolvimento dos professores.
Além disso, o ensino de qualidade depende de os professores gozarem de direitos básicos, como proteção contra a violência, liberdade acadêmica e liberdade de aderir a sindicatos independentes. A proteção aos direitos dos professores também os auxilia a promover a segurança de meninas e meninos sob sua responsabilidade; nós devemos insistir que a escolas continuam sendo um espaço de proteção para crianças e professores.
Crianças e jovens encontram-se no coração da sociedade. Uma boa educação permite que eles, como cidadãos mundiais, respondam aos desafios de um mundo complexo e contribuam para a construção de comunidades pacíficas e sustentáveis. Os professores do presente e do futuro precisam de competências, conhecimentos e apoio, que permita a eles atender às diversas necessidades de aprendizagem de cada menina e menino. Nós devemos nos lembrar de que os professores são um investimento para o futuro.
Os governos e a comunidade internacional devem permanecer unidos para apoiar os professores e educação de qualidade em todo o mundo, especialmente naqueles países que têm os maiores números de crianças fora da escola. Nós convidamos você a se unir a nós, para disseminar a mensagem de que 5 de outubro é o Dia Mundial do Professor, e de que investir nos professores significa investir no futuro.
Por Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO; Guy Ryder, diretor-geral da OIT; Anthony Lake, diretor-executivo do UNICEF; Helen Clark, administradora do PNUD; e Fred van Leeuwen, secretário-geral da organização Education International.
 
A nossa homenagem a todos aqueles
 que escolheram ser professores!...