Este blogue destina-se à divulgação do projecto de promoção da leitura "Maleta da Marieta", especialmente concebido para os grupos etários infantil e juvenil. Acedendo a ferramentas de interacção e disponibilizando hiperligações úteis, pretende fidelizar os utilizadores e criar bons hábitos de exploração, crítica e troca de experiências, tanto da leitura como da respectiva animação.
quinta-feira, 30 de abril de 2020
"Como Cuidar de uma Mãe"
Tomar conta de uma mãe, para que ela seja feliz e saudável, é divertido e importante! Estás preparado para algumas dicas?
Em primeiro lugar, ajuda a tua mãe a iniciar o dia de forma tranquila.
COMO COMEÇAR O DIA:
• Deixa-a dormir mais um pouco.
• Assim que ela acordar, dá-lhe um beijinho.
• Abre as cortinas devagar e diz: Que linda manhã! O pequeno-almoço está pronto».
Ajuda a tua mãe a escolher a roupa ideal.
COMO VESTIR UMA MÃE:
Não escolhas nada muito sério.
Nem nada muito pateta.
Nem muito brilhante.
Perfeito!
Texto: Jean Reagan
Ilustração: Lee Wildish
Edição: Booksmile
Cuidar de uma mãe nem sempre é fácil, mas de certeza que tu vais conseguir!
Segue todas as dicas que te damos neste livro e aprende a mimar a tua mãe como ela merece.
Vamos a isso?
Um livro encantador, carinhoso e divertido!
quarta-feira, 29 de abril de 2020
Um guarda-letras ou guarda-palavras
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Vamos fazer um "Guarda-letras" ou "Guarda-palavras"
*Começamos por arranjar uma caixa reciclada ou fazemos em origami;
*procuramos letras em panfletos, jornais ou revistas e recortamos;
*podemos juntar as letras e formar palavras para guardamos na nossa caixinha.
E sempre que quisermos, lá estão as letras e as palavras prontas a usar!...
segunda-feira, 27 de abril de 2020
Vamos fazer um "Dicionário ilustrado"
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Vamos fazer um "Dicionário Ilustrado"
* para a capa vamos precisar de cartão reciclado ou cartolina, panfletos, revistas ou jornais velhos, tesoura e cola;
* pesquisar e recortar as letras para formar a palavra dicionário, depois ordenar a palavra e colar na capa.
* pegar em folhas lisas de preferência brancas e copiar ou escrever a palavra que queremos e depois é só fazer o desenho para representar a mesma.
* pegar em folhas lisas de preferência brancas e copiar ou escrever a palavra que queremos e depois é só fazer o desenho para representar a mesma.
domingo, 26 de abril de 2020
"Sílvio, Guardador de ventos"
"Quando for grande quero guardar o sol
Podes ficar cego - diz a mãe
E se for guarda da chuva?
É uma vida de constipações - diz a mãe
Eu gosto da natureza...
Guarda-florestal parece-me a escolha certa
As árvores não voam - diz a mãe
(...)
Pensando melhor… Mãe, o teu filho será um guardador de ventos.
E se surge uma tempestade? - diz a mãe
Não quero perder-te querido menino!"
Sílvio continua a procurar saber o que será quando for grande.
Ao longo do livro ele vai pensando nas várias possibilidades que mais lhe agradam, ao mesmo tempo que a mãe lhe vai contando dos seus receios em relação ao que ele vais escolhendo.
Por fim, guardador de vento parece-lhe bem.
Texto: Francisco Duarte Mangas
Ilustração: Madalena Moniz
Edição: Caminho
Este livro fará parte da Programação Estudo em Casa - RTP Memórias - segunda-feira, 27 de abril 2020 - 1º e 2º ano (Português).
sábado, 25 de abril de 2020
"O dia em que o sol brilhou"
"Era uma vez...
um menino chamado José.
Vivia em "silêncio"
Numa terra aqui bem perto
Há poucos anos de distância
Ouvia-se por toda a parte
O Sss... Ssss... Sss...
O som do Silêncio Secreto
E este menino...
não dava a sua opinião
não inventava coisas,
não podia dizer não.(...)"
Texto: Catarina Mouta
Ilustração: Cristina Mouta
Edição: Edição de autor
Um livro imperdível para todas as crianças...
"A história que um dia vais contar" (25 de abril)
E porque também estamos todos a viver momento histórico...
Pedro Dyonysyo - A História que um dia vais contar
"Esta é a história
De uma grande vitória
Sei que és novo mas vou tentar explicar
A vida era de pedra
Tão dura como a guerra
Que na rua não se podia falar
Eram tantas as palavras
Entoadas com guitarras
Que nas rádios não se podiam cantar
As prisões eram o castigo
De um país que andava ferido
Sem saber que já não dava para aguentar
Esta é a história
Que um dia também vais contar
Esta é a história
Que um dia também vais contar(...)
Texto e música de Pedro Dyonysyo
Música dedicada às crianças para que perdure na nossa memória coletiva.
"O homem da gaita"
Vai de folia! Vai de folia! Numa terra cinzenta e sem alegria, onde cada um vive mergulhado nas suas preocupações, um homem tem o condão de pôr toda a gente a dançar. O homem da gaita, canção que faz parte do álbum Com as minhas tamanquinhas editado em 1976, é a versão criada por Zeca Afonso para contar esta história tradicional portuguesa. José Afonso pegou nesta história e recriou-a, à sua maneira, em forma de poema/letra de canção. Aqui, música e palavras funcionam como um todo, acrescentando conteúdo, imagens e sensações. A sua simplicidade faz-nos viajar e sonhar com outras histórias, de aldeias perdidas no tempo onde homens e bichos convivem paredes meias, e os mistérios se revelam nas coisas mais simples.
Texto: José Afonso
Ilustração: Rui Pedro Lourenço
Edição: Barca do Inferno
Um conto popular, da tradição oral portuguesa, publicado com diferentes títulos e por vários autores ao longo do tempo, que mostra como a alegria contagiante da música pode ser um percursor de mudança na sociedade, animando, comovendo e aproximando.
Também pode ver aqui!
Um livro 100% português e em papel reciclado.
Recomendado pelo PNL|LER+
sexta-feira, 24 de abril de 2020
"O que Está Atrás da Porta?"
Há um crocodilo em apuros...
Autor:Nicola O’ Byrne
Edição: Jacarandá
Neste livro, há um crocodilo tonto que precisa de ti!
Podes ajudar o crocodilo Crocus a encontrar o caminho para casa?
ENTRA E DESCOBRE!
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Dobra uma folha a meio e desenha um crodilo.
Recorta o desenho, abre o recorte e completa o desenho.
E podes fazer o mesmo com objetos e com outros animais.
Uma aventura interativa para ler, reler e brincar!...
quinta-feira, 23 de abril de 2020
Vamos fazer um livro de autor
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Neste "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" vamos criar um livro
em que as crianças são os autores.
Livro-objeto (caixa)
De dentro da caixa surge o pequeno livro feito pela criança.
Bons livros, pequenos autores!
quarta-feira, 22 de abril de 2020
Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
"Um livro no coração. Todos somos Livros."
Cartaz da DGLB de Mariana Rio
A UNESCO instituiu o dia 23 de abril como o "DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DE AUTOR",
em virtude de nessa data se assinalar o dia do falecimento de alguns
escritores importantes para a literatura mundial, como Cervantes e
Shakespeare.
A ideia de um livro, uma rosa - teve origem na Catalunha (Espanha). A 23 de abril, dia de São Jorge,
uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a
troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países.
segunda-feira, 20 de abril de 2020
Sugestões da Educadora Fernanda Sousa - JI Pedrouços - sala 11
Atividades para a história da "Mosca Fosca"- sugestões para pré-escolar
- Que animais da entram nesta história...
- Quantos animais são...
- Quem chegou primeiro... quem foi o último...
- Dizer nomes de outros animais
- Comparar características... (ex. duas patas, asas...)
- "Brincar" com as rimas descritas na história
- Procurar palavras novas que rimem com as da história
- Identificar a primeira letra de cada animal
- Fazer a contagem até 7, depois tentar fazer por ordem decrescente
- Adivinhar que número vem a seguir ao 7 e fazer o mesmo com os seguintes até 10
- Fazer a correspondência entre o número de pratos e a quantidade de animais presentes na história
- Ordenar os animais por tamanhos
- Imitar a voz de cada animal
- Fazer os movimentos de animais, tentando imitar cada um deles
- Desenhar a história ou o seu animal preferido, utilizando lápis de cor ou cera, marcadores...
Nossa proposta
Com plasticina modelar letras e ordena-las igual à escrita da palavra MOSCA e fazer o mesmo com o nome dos outros animais que entram na história ou simplesmente modelar as letras do nome da criança.
sábado, 18 de abril de 2020
Vamos realizar um PUZZLE da "Mosca Fosca"
PUZZLE
Começar por pedir à criança para desenhar a "Mosca Fosca"
ou pode optar por imprimir uma imagem do livro.
ou pode optar por imprimir uma imagem do livro.
Colar num cartão reciclado a imagem ou desenho
realizado pela criança para ficar mais resistente.
Dividir e recortar em 6, 12, 24 ou mais peças,
conforme o grau de dificuldade de cada criança.
Fazer uma caixa em origami para guardar as peças.
Objetivos: desenvolver a cognição;
desenvolver a coordenação óculo-manual;
contribuir para a auto-estima da criança;
e outros que não cabe enumerar aqui...
contribuir para a auto-estima da criança;
e outros que não cabe enumerar aqui...
Montar um puzzle é mais do que uma boa forma de passar o tempo.
sexta-feira, 17 de abril de 2020
"A CASA DA MOSCA FOSCA"
"Era uma vez a mosca fosca que vivia num bosque distante.
Farta de zunir, de dar voltas sem parar, decidiu fazer uma casa para morar.
–Podia dormir na cama e ficar muito quentinha, podia receber amigos e preparar doces na cozinha.(...)"
“A CASA DA MOSCA FOSCA” é uma adaptação de um conto popular russo recuperado por Alexander Afanásiev. As diferentes personagens introduzem os leitores num divertido e atrativo jogo de números e tamanhos, rimas, repetições e ritmos, que constituem elementos próprios da tradição oral.
Utilizando cores “explosivas, quase fluorescentes”, Sergio Mora cria animais delirantes, com personalidade própria, e que irradiam humor e expressividade. Trata-se de um conto acumulativo que vai apresentando toda uma galeria de personagens, ao mesmo tempo que envolve o leitor num vibrante jogo fonético. Uma história para ler e contar, que vai crescendo a cada página em intensidade até culminar num final surpreendente.
Texto: Eva Mejuto
Ilustração: Sergio Mora
Tradução: Dora Isabel Batalim
Edição: Kalandraka
Mostra aqui o livro A casa da mosca fosca de gigilu
■ Temática: adaptação de um conto popular russo.
■ Idade recomendada: a partir dos 4 anos.
■ Aspetos a destacar: estrutura acumulativa; texto rimado; os números; as somas; os animais do bosque; a amizade; a partilha; ilustrações humorísticas.
Este livro fará parte da Programação Estudo em Casa - RTP Memórias na próxima segunda-feira, 20 de abril 2020 para 1º e 2º ano (Português).
09:00H –Português –1º e 2º ANO A Casa da Mosca Fosca –Rimas e Divisão Silábica
09:40H –Hora da Leitura –1º e 2º ANO Leitura de “A Casa da Mosca Fosca”
Recomendado pelo PNL|LER+
■ Temática: adaptação de um conto popular russo.
■ Idade recomendada: a partir dos 4 anos.
■ Aspetos a destacar: estrutura acumulativa; texto rimado; os números; as somas; os animais do bosque; a amizade; a partilha; ilustrações humorísticas.
Este livro fará parte da Programação Estudo em Casa - RTP Memórias na próxima segunda-feira, 20 de abril 2020 para 1º e 2º ano (Português).
09:00H –Português –1º e 2º ANO A Casa da Mosca Fosca –Rimas e Divisão Silábica
09:40H –Hora da Leitura –1º e 2º ANO Leitura de “A Casa da Mosca Fosca”
Recomendado pelo PNL|LER+
quarta-feira, 15 de abril de 2020
Pré-Escolar e 1º ciclo matrículas - 2020/2021
Informação aos pais e encarregados de educação
Matrícula e período de matrícula
1 — O pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, no portal portal das matriculas https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
2 — Na educação pré -escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, o período normal de matrícula para o ano escolar de 2020/2021 é fixado entre o dia 4 de maio e o dia 30 de junho de 2020.
3 — As matrículas recebidas até 30 de junho de 2020 são consideradas imediatamente após essa data para efeitos de seriação, sendo as demais sujeitas a seriação em momento posterior.
As listas dos alunos admitidos são publicadas:
No dia 24 de julho de 2020, no caso do pré-escolar e no ensino básico.
As listas dos alunos admitidos são publicadas:
No dia 24 de julho de 2020, no caso do pré-escolar e no ensino básico.
Fonte: Decreto-Lei nº 14-G/2020
Vamos construir um jogo - "A Corrida do Caracol"
modelar com plasticina um caracol de cada cor
com material reciclado fazer a "pista de corrida",
colar ou pintar as marcas do percurso de cada caracol
colar ou pintar as marcas do percurso de cada caracol
construir um dado seguindo o modelo,
em cada face do dado colorir com as cores dos caracóis.
Regras: - cada jogador escolhe a cor do seu caracol;
- decidir quem começa a jogar o dado;
- avança uma casa, se calhar a cor do seu caracol;
- permanece na mesma casa, se calhar outra cor;
- quem chegar primeiro ao fim da pista, ganha o jogo.
Vamos lá fazer e jogar!...
Vamos lá fazer e jogar!...
terça-feira, 14 de abril de 2020
Expressão plástica - "Caracol e Caracola"
Expressão plástica
"Cenário" - pintura com esponja
"Caracol" tridimensional - reutilização do rolo de papel
de cozinha e pintura.
segunda-feira, 13 de abril de 2020
Caracol e Caracola - proposta de atividades
Aqui podes ver o livro, adivinhas e curiosidades sobre os caracóis, da autoria da educadora de infância Cristina Moreira.
Este é um dos livros preferidos do nosso projeto - "Caracol e Caracola".
Texto: Armando Quitero
Ilustração: André Letria
Edição: OQO
Após a "leitura" do livro, sugerimos uma atividade de expressão plástica.
Queres fazer com plasticina ou material de desperdício a tua personagem preferida? Ou queres fazeres um desenho ou pintura sobre esta história?
Queres fazer com plasticina ou material de desperdício a tua personagem preferida? Ou queres fazeres um desenho ou pintura sobre esta história?
Se quiseres, vamos divulgar o teu trabalhinho.
Mãos à obra!
#EstudoEmCasa - segunda a sexta
Descarrega aqui o teu horário
A Escola na Televisão para alunos do ensino básico
Durante o 3.º período letivo, a RTP Memória cede emissão a conteúdos pedagógicos temáticos, lecionados por professores, para alunos do ensino básico.
#EstudoEmCasa é o nome do espaço que vai ocupar a grelha das 09h
às 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos, uma
ferramenta importante para complementar o trabalho dos professores com
os seus alunos.
Estes conteúdos pedagógicos temáticos contemplam matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por: 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano, abrangendo matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão de complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos.
Com a emissão do #EstudoEmCasa, através do sinal da RTP Memória, é alcançada a generalidade dos alunos, atendendo a que o canal emite na TDT, mas também na televisão por cabo e por satélite, ficando ainda disponíveis nas plataformas digitais da RTP e da Direção-Geral da Educação (DGE), com todas as emissões e respetivos conteúdos disponíveis.
Assim, nos primeiros dias do 3.º período letivo, professores e alunos terão oportunidade de ficar a conhecer em detalhe o que irá comportar “a escola na televisão”, considerando o material a seguir para as escolas.
Na segunda-feira, dia 20 de abril, arrancam as emissões do #EstudoEmCasa, que decorrerão até dia ao final do ano letivo.
· https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia e on-demand de módulos individualizados)
Uma situação, imprevisível e de emergência, que se mantém e que leva a que o 3.º período letivo se mantenha de forma não-presencial.
Estes conteúdos pedagógicos temáticos contemplam matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por: 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano, abrangendo matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão de complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos.
Com a emissão do #EstudoEmCasa, através do sinal da RTP Memória, é alcançada a generalidade dos alunos, atendendo a que o canal emite na TDT, mas também na televisão por cabo e por satélite, ficando ainda disponíveis nas plataformas digitais da RTP e da Direção-Geral da Educação (DGE), com todas as emissões e respetivos conteúdos disponíveis.
Assim, nos primeiros dias do 3.º período letivo, professores e alunos terão oportunidade de ficar a conhecer em detalhe o que irá comportar “a escola na televisão”, considerando o material a seguir para as escolas.
Na segunda-feira, dia 20 de abril, arrancam as emissões do #EstudoEmCasa, que decorrerão até dia ao final do ano letivo.
· https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia e on-demand de módulos individualizados)
Uma situação, imprevisível e de emergência, que se mantém e que leva a que o 3.º período letivo se mantenha de forma não-presencial.
Fonte: RTP
sábado, 11 de abril de 2020
Trabalhinhos da Páscoa
"Coelhos-embalagem" para colocar ovos da Páscoa
ovos pintados e fitas coloridas
Pormenores da "coroa"
desenho a caneta e lápis de cor
Realizado pela Leonor (8 anos)
"Coroa da Páscoa" feita folhas de EVA,
aro, autocolantes, cola e fita
"Os ovos" pintura feita com farinha, água, sal e fermento,
"Coroa da Páscoa" feita folhas de EVA,
aro, autocolantes, cola e fita
"Os ovos" pintura feita com farinha, água, sal e fermento,
depois foi ao micro-ondas e ficou com relevo (tipo bolo)
"Coelhinhos" feitos de rolo de papel higiénico e pintados,
tem varas de feltro, olhos de colar e cartolina nas orelhas e cola quente
"Argolas" de rolo de papel de cozinha pintadas com tintas de várias cores
"Ovos da Páscoa" feitos com casacas de ovos
e pintados com tinta
Páscoa 2020
NESTA PÁSCOA fiquem em casa
Legenda: artesanato em Cracóvia (Páscoa/2019)
Boa Páscoa
Dobrej Wielkanocy
Buena Pascoa
Buona Pasqua
Bonnes Pâques
Good Easter
Gute Ostern
God Påsk
O Projecto "Maleta da Marieta" deseja a todos
que visitam o blogue, uma Boa Páscoa!