quarta-feira, 28 de junho de 2023

AQUÁRIO de Cynthia Alonso

Autor: Cynthia Alonso | Edição: Orfeu Negro

Uma amizade que, para crescer, 

deve ser livre como as ondas.

Numa casa à beira-rio, vive uma menina que todos os dias se deita no cais.

Contemplativa, observa os movimentos dos peixes
e da água. Até ao dia em que encontra um peixinho vermelho. Entusiasmada, decide logo levá-lo para casa e construir-lhe um mundo aquático maravilhoso.
Mas, por fim, percebe que a amizade, para crescer, deve ser livre como as ondas.


Este álbum de estreia da ilustradora argentina Cynthia Alonso é um livro silencioso que nos mergulha na nossa imaginação.

domingo, 18 de junho de 2023

Amanhã de Lúcia Hiratsuka

Autor: Lúcia Hiratsuka | Edição: Pequena Zahar

"Amanhã tem escola?", perguntam três meninas. Três gerações unidas pela vontade de trilhar caminhos para outras descobertas. Entre cores que brotam da terra ou chegam de longe, entre espanto e ansiedade, surgem traços, palavras, desenhos e cantos que mostram as trilhas para o amanhã."

Sobre a Autora - LÚCIA HIRATSUKA nasceu em 1960, no sítio Asahi, no interior de São Paulo. Formou-se pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e estudou por um ano na Universidade de Educação de Fukuoka, no Japão. É autora de diversas obras e pela Pequena Zahar publicou Orie, premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) como o melhor livro para crianças, em 2015; Chão de peixes, que recebeu o Prêmio Literário Biblioteca Nacional, em 2018, o FNLIJ Poesia, o selo Distinção Cátedra Unesco e Prêmio Jabuti de ilustração; e, recentemente, o livro Amanhã. 

Idade recomendada: + 9 anos 

Sob um Manto de Estrelas

Autor: Jessica Love | Edição: Fábula

"Dantes, quando ia para a cama, punha-me a imaginar
o universo inteiro a estender-se sem parar, até ao infinito.
Quanto maior ele se tornava, mais pequeno eu me sentia,
e ficava tão preocupado que nem conseguia adormecer.

Certa manhã, ao pequeno-almoço, o pai diz:
— Eu e tu vamos acampar.
— Onde? — pergunto.
— No deserto — diz o pai.
— Porquê? — pergunto.
E o pai responde:
— Para fazermos as pazes com o universo.
(...)"

Ir para a cama à noite pode ser assustador. O céu noturno é tão grande e tão escuro que consegue fazer-nos sentir pequenos e desamparados. É por isso que este pai decide levar o filho numa aventura a dois.

E lá vão eles, na velha carrinha da família, a conversar e a ouvir música. O pai conduz e ensina; o filho observa e aprende; ambos aproveitando cada momento que passam juntos. E, no regresso a casa, a mãe recebe-os com a melhor das surpresas: exatamente o que o filho precisava para se sentir ainda mais seguro e feliz por ser parte do universo.

Com beleza e ternura, Jessica Love conta uma história que celebra o amor familiar e a importância da comunhão com a natureza.

SOBRE A AUTORA - Jessica Love autora premiada e aplaudida pela crítica, cresceu no sul da Califórnia e é filha de dois artistas. Estudou Gravura e Ilustração na Universidade da Califórnia. Mais tarde, estudou Teatro na Juilliard School, em Nova Iorque. Os seus livros anteriores, O Jaime É Uma Sereia e O Jaime no Casamento, foram publicados pela Fábula e encontram-se no Plano Nacional de Leitura.

Idade recomendada: + 4 anos

Nas livrarias a partir de 26 de junho.

Verbena e Colibri

Texto: Fran Pintadera | Iustração: Ana Sender

Tradução: Catarina Sacramento | Edição: AKIARA Books

 

Todos os dias, a Verbena e o Colibri encontram-se durante uns instantes.
Partilham conversas, amizade e as suas visões do mundo.
As suas perspetivas parecem opostas, mas, na verdade, complementam-se.

É um diálogo delicado entre uma flor e um pequeno pássaro, que recorda os grandes clássicos da literatura infantil. Uma reflexão poética e evocadora sobre o movimento e a quietude, sobre a ação e a contemplação como polos complementares em cada um de nós. As ilustrações analógicas misturam diferentes materiais para conseguir uma textura e profundidade únicas.

Neste conto, além do movimento e da quietude, surge o encontro entre ambos: a acetaição. A Verbena agradece ao Colibri, e o Colibri compreende a Verbena.

Idade recomendada: + 5 anos

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Com as mãos

 

Texto: Elena Bernabè | Ilustração: Alba Azaola 

 Tradução: Catarina Sacramento | Edição: Akiara Books

 - Avó, como se suporta a dor? - Com as mãos, meu tesouro. 

Se a fizermos com a mente, a dor, em vez de diminuir, ainda se torna mais forte. 

A avó fala à sua neta das mãos, que são as antenas da alma, e convida-a a mexê-las de maneira criativa.

Através do movimento criativo das mãos podemos transformar a dor, expressar as nossas intuições, acompanhar os pensamentos e as emoções, e aceder à dimensão mais profunda, verdadeira e sábia de nós mesmos.

Idade recomendada: + 5 anos

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Os Reflexos da Henriqueta de Marion Kadi

Autor: Marion Kadi | edição: Fábula

"Er a u m a v e z u m v el h o l e ã o q u e, d e p oi s d e u m a l o n g a vi d a a c a ç a r,
a c o m er e a d or mi r, u m di a, m or r e u. O s e u r e fl e x o fi c o u s o zi n h o."

Um velho leão morre na savana. Ao ver-se sozinho, o seu re­flexo parte rumo à cidade, onde conhece uma menina tímida, chamada Henriqueta, e decide tornar-se o re­flexo dela. Quando se vê com o re­flexo de um leão, a Henriqueta sente-se cheia de força. Perde o medo de participar nas aulas e diverte-se a valer. Só que, no dia seguinte, o re­flexo do leão deixa a Henriqueta em apuros. A menina resolve, então, procurar o seu antigo re­flexo, e encontra-o escondido num pequeno espelho. Mas será possível viver com dois re­flexos?

«As ilustrações são tão dinâmicas e ousadas que as figuras parecem abandonar seu lugar na página para seguir o leitor enquanto ele lê. Nesta esplêndida reflexão sobre o crescimento pessoal, realçada pela excelente escolha do papel e pelo formato do livro, Marion Kadi emociona e cativa o leitor, dando um contributo significativo para a arte do livro ilustrado.»

Marion Kadi é uma pintora e ilustradora francesa, a viver nos EUA. Trabalha regularmente para a imprensa e marcas. Os Reflexos da Henriqueta é o seu primeiro projeto como autora e ilustradora.

Já nas livrarias!