terça-feira, 16 de setembro de 2025

"Viagens de Comboio em Primeira Classe" de Dani Torrent

                           Autor: Dani Torrent | Tradução: Helena Pitta 

                                            Edição: Orfeu Negro


Um livro sobre emancipação e força feminina, e a coragem para descobrirmos os nossos sonhos.

O senhor Delpí ensinara à sua filha Clementina as boas maneiras e a etiqueta da alta sociedade, na esperança de lhe conseguir um bom casamento. Mas eis que rebenta uma guerra terrível e leva tudo o que Clementina possuía: a casa, o pai e o seu futuro.

Desorientada, Clementina gasta a sua parca herança num vestido novo e num ano de viagens de comboio em primeira classe, para encontrar um marido rico. Os pretendentes vão chegando com ofertas cada vez mais aliciantes, mas Clementina não deixa de ouvir o silvo do comboio e o chamamento irresistível da viagem.

Inspirado na estrutura dos contos tradicionais e vencedor do Prémio Hiibrand Internacional de Design, este é um livro delicado e deslumbrante, pela mão do reconhecido artista catalão Dani Torrent.

terça-feira, 9 de setembro de 2025

"Lembras-te?" de Sydney Smith

 

Autor: Sydney Smith | Edição: Fábula

Lembras-te...

 … daquela vez que fizemos
um piquenique no campo?
Éramos só tu, eu e o pai.
Andavas à procura de cobras e bicharocos
enquanto nós conversávamos na manta azul.
Depois vieste ter connosco a correr
com qualquer coisa nas mãos.

Deitados numa cama de casal, um menino e a sua mãe vão trocando lembranças favoritas. Momentos especiais ou inesperados ligados a emoções e impressões fortes trazidas pelos sentidos, como a fruta comida num piquenique com o pai, o feno macio que aparou a queda de bicicleta, o cheiro de uma velha lamparina a óleo quando uma tempestade cortou a energia.

Agora são só os dois, e a casa onde todas aquelas lembranças aconteceram está longe. Mas talvez um dia esta também seja uma lembrança favorita: um fim e um começo entrelaçados.

Numa série de vinhetas calorosas e melancólicas, tão dolorosamente fugazes como sempre se tornam as memórias de infância, Sydney Smith leva-nos à mente de um jovem que processa um bando de emoções complexas durante uma grande mudança na vida.

Um livro delicado, nostálgico, íntimo e terno sobre como as emoções filtram as memórias ampliando-as e valorizando-as de forma pessoal e única.

Sydney Smith recebeu os mais diversos prémios entre os quais o Prémio Hans Christian Andersen, a mais alta distinção internacional atribuída a autores e ilustradores de livros infantis.

Idade recomendada: + 4 anos

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

"Um melhor, melhor amigo" de Olivier Tallec

Autor: Olivier Tallec
Tradução: | Edição: Nuvem de Letras 
 
Esta manhã, quando estava a dar um passeio,
encontrei um melhor amigo.

Habitualmente, só apanho pinhas.
Mas, desta vez, calhou-me um melhor amigo.
Quero dizer, acho que era.
Se não era, era muito parecido com isso.

O esquilo não consegue decidir quem é o seu melhor amigo. Podemos ter muitos amigos, mas melhor, MELHOR amigo só podemos ter um… ou não?

Um livro perfeito para falar de amizade e de afetos, que vem lembrar que podemos partilhar bons momentos com diferentes amigos, sem exigências ou expetativas, e como isso nos enriquece.

Nas livrarias a 08 de setembro.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Uma carta para a minha professora

Texto: Deborah Hopkinson | Ilustração: Nancy Carpenter

Tradução: Lara Xavier | Edição: Fábula 

Querida Professora,
Sempre que eu queria contar-te alguma coisa,
puxava a tua camisola e sussurrava-te ao ouvido.
Desta vez, estou a escrever-te uma carta.

Espero que te lembres de mim.
Eu sou aquela que, no primeiro dia de aulas,
entrou na escola a saltar de poça em poça.
Usava uma capa amarela para a chuva e estava com cara de má,
porque, para mim, ir à escola era igual a ficar quieta e calada, a ouvir,
três coisas que não era lá muito boa a fazer.

Uma jovem escreve uma carta à sua professora do segundo ano, recordando os ensinamentos, as aventuras e as experiências transformadoras que ela proporcionou. Um retrato vivo, cheio de admiração e carinho, da influência decisiva que um bom professor pode ter na vida de uma criança.

Um álbum emotivo, que assume a forma epistolar, numa narrativa repleta de memórias preciosas e um sentimento de enorme gratidão. No final, descobrimos que a influência da antiga mestra foi ainda mais marcante. A jovem escreve na véspera de iniciar, ela própria, o seu trabalho como professora. Uma homenagem brilhante a todos os professores que continuam a abraçar a sua missão e a mudar a vida dos seus alunos, mesmo os mais desafiantes.

Um livro que celebra a diferença que um bom professor pode fazer na vida dos seus alunos.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

O Dia em Que os Lápis Desistiram

 

Esta é a história do dia em que os lápis de cera do Duarte disseram «Basta!»

Na escola, ao abrir o estojo, o Duarte encontrou uma resma de cartas com o seu nome. Estranho! Descobriu que eram reclamações dos seus lápis de cera, descontentes com vários assuntos. O lápis preto está cansado de ser apenas o contorno das coisas e nunca a cor principal: por que não colorir uma bola de praia? O lápis azul quer mesmo ir de férias. É que, de tanto colorir lagos, rios e oceanos, ele já quase não existe! E os lápis amarelo e laranja não param de discutir porque cada um quer ser a verdadeira cor do sol.

O DIA EM QUE OS LÁPIS DESISTIRAM é o primeiro livro da série original, mundialmente conhecida, criada por Drew Daywalt e Oliver Jeffers!