Simone num momento do seu projeto
Foto: Jair Teixeira
No Brasil, mais de 1,5 milhão de famílias moradoras no campo, têm acesso fácil à leitura através do "Arca das Letras". É um programa de bibliotecas rurais do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). As bibliotecas rurais são administradas voluntariamente por moradores dessas comunidades, que se tornam agentes de leitura defendendo o acesso ao livro e ao conhecimento das suas comunidades. E Simone Rodrigues é uma delas...
...como professora na cidade de São Paulo percebeu nas suas aulas, o quanto os alunos gostavam de a ouvir ler e solicitavam cada vez mais a leitura dos seus livros.
Quando mudou para o interior do Estado de São Paulo, onde a realidade social era bem diferente e muito difícil, viu que tinha aí a oportunidade de proporcionar aos seus alunos, uma maior proximidade com os livros. Primeiro criou uma biblioteca no povoado onde mora, depois mais tarde, tornou-se voluntária do programa "Arca das Letras" e hoje é agente rural de leitura da sua comunidade.
Simone Rodrigues tem desenvolvido um programa maravilhoso, não só junto dos seus alunos e de toda a escola, como também junto de toda a sua comunidade, onde o seu trabalho é muito reconhecido.
Hoje tem um espaço, onde além da leitura incentiva atividades culturais e proporciona o acesso a diversos cursos na sua comunidade... mas o seu sonho não acaba aqui...
PARABÉNS, Simone!...
(Simone é nossa parceira da "Maleta da Marieta")