terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

"Agora" de Morris Gleitzman

 

Autor: Morris Gleitzman | Edição: Fábula

"Agora, finalmente.
Chegou.
Consigo vê‑la na prateleira dos Correios.
Obrigada aos Correios da Austrália pelos seus simpá ‑
ticos balcões de levantamento de encomendas, em vez de irem entregá‑las diretamente aos avós e nos estragarem as surpresas de aniversário.
— É aquela ali — digo ao senhor que está atrás do bal
cão. — Aquela que tem o meu nome.
Mostro‑lhe o meu caderno dos trabalhos de casa, que
tem o meu nome, para provar que sou mesmo eu.
— Hum — diz o senhor. — Zelda. Bonito nome. Bastante exótico e algo incomum.
— Na verdade, é de outra pessoa — respondo ‑lhe. —
Recebi‑o em segunda mão.
— Percebo o que sentes — diz‑me ele. 

E aponta para o crachá com o seu nome, que diz Elvis

 Olhamos um para o outro com empatia. O Elvis entrega‑me o embrulho postal almofadado. (...)"

Felix, um órfão judeu, polaco, que sobreviveu aos horrores da Segunda Guerra Mundial, tem 80 anos. A vida na Austrália, como refugiado de guerra, permitiu-lhe constituir família e estudar medicina, mas as lembranças do passado continuam presentes e são dolorosas. Felix acolhe temporariamente a neta Zelda, de 12 anos, porque os pais estão numa missão de ajuda humanitária. Esta é uma boa oportunidade para ela conhecer melhor o avô, que continua a receber homenagens pelos atos heroicos que praticou.

Até que os acontecimentos se precipitam e também ela terá de estar à altura. Quase tão mau como um cenário de guerra, é um cenário de incêndio de grandes proporções, incontrolável, sobretudo quando as temperaturas são muito elevadas.

O mundo mudou, o clima está a mudar, mas há coisas que não mudam. Há que saber lidar com os desafios que surgem: violência, exclusão, injustiça, desastres naturais, perigo de vida e… arrependimento. Não somos os mesmos depois de vivermos situações tão difíceis.

Uma história emocionante que não deixará ninguém indiferente.

Este é o sexto de uma série de romances juvenis sobre Felix Salinger, um órfão judeu em plena Segunda Guerra Mundial. Todos os títulos anteriores fazem parte do PNL, podendo ser lidos separadamente e por qualquer ordem.

 Idade recomendada: + 13 anos

Sem comentários: