segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"Dia Mundial dos Professores" - 5 de Outubro


O Dia Mundial dos Professores, celebrado anualmente a 5 de Outubro desde 1994, comemora o aniversário da subscrição da Recomendação UNESCO/OIT relativamente à situação do pessoal docente em 1966.
É a ocasião de render homenagem aos professores e ao papel que desempenham para uma educação de qualidade a todos os níveis.
Neste dia, a todos os colegas, a minha sincera homenagem!

No Brasil, o DIA DO PROFESSOR é a 15 de Outubro.

Este ano, comemoro 30 anos de profissão como professora e aproveito para fazer uma pequena homenagem aos dois primeiros colégios no Rio de Janeiro, onde iniciei a minha profissão: o Colégio Thomaz de Aquino e o Colégio Menino Jesus. O primeiro, continua no mesmo local de sempre em Santa Thereza e o segundo mudou de nome, pertencendo agora à rede estadual.
Também não poderia deixar de lembrar todos os meus alunos, colegas e directores, em especial Thereza Christina Leorne (Tia Thereza).
Com "Tia Thereza" fiquei encantada, a ouvir contar histórias para nossas crianças!
Recordo com carinho os meus primeiros alunos no Brasil: Sílvia (retomamos o contacto recentemente, através do facebook), Alessandra, Priscilla, Marcello, Santiago, Aslan, Marcus, Niessa, Flávia, Alexandre, Érika, Assis, Andrews, Danielle, Rachel, Irene, Raphael, Ricardo, Ítalo, Christine, Rubi, Matias, Harry, e outra Érika... e mais não me recordo, com muita pena minha!...

4 comentários:

Cristina Brandão disse...

PARABÉNS pelos 30 anos como professora!
- também eu completei 30 anos de profissão em Junho deste ano...tantas recordações!!!
Um bom dia do professor para todos nós profissionais que todos os dias aprendemos e crescemos com as nossas crianças...

Linda Castelo-Grande disse...

Cristina,
Estamos ambas de parabéns!
É bom olhar para trás e sentir que tudo valeu a pena!
Muito obrigada pelo seu olhar sempre atento!!

Unknown disse...

É bom comemorar 30 anos numa profissão tão absorvente e desgastante como esta. Mas é surpreendente que tal data seja uma comemoração feliz, emocionante, cheia de boas recordações!!!
Desejo que daqui a uns quantos anos, quando te reformares, continues a celebrar a comemoração de mais um ano de profissão.
Também guardo gratas recordações do tempo que trabalhámos juntas e espero continuar a "olhar" o teu trabalho, de longe...e ter uns projectos em parceria...
Recebe um grande beijo da
Elvira

Linda Castelo-Grande disse...

É bom ser professora, é bom termos alunos maravilhosos!
...mas também é fantástico encontrar colegas como tu, que falam a mesma linguagem pedagógica, que sabem como é importante estarem dispostas a dar e receber, a criar "ambientes" agradáveis, serem flexíveis, dedicadas, criativas e parece-me FUNDAMENTAL TEREM SENTIDO DE HUMOR!!E isso é o que não te falta, para darmos "boas" risadas... e, esse teu jeito para "contadora" de histórias!?!?...
Seria muito bom, voltar a fazer projectos contigo!!
MUITO OBRIGADA pelo teu comentário!!!!!!