segunda-feira, 19 de outubro de 2009

"ORELHAS DE BORBOLETA"



" A Mara é orelhuda!
-Mãe, tu achas que eu sou orelhuda?
-Não, filha. Tens é orelhas de borboleta.
-E como são as orelhas de borboleta?
- São orelhas que revoluteiam sobre a cabeça e pintam as coisas de mil cores."(...)

Ter orelhas grandes, o cabelo rebelde, ser alto ou baixo, gordo ou magro... a mais insignificante característica pode ser motivo de troça entre as crianças.
Este livro está cheio de emoções e de sentimentos, fazendo uma abordagem à problemática do "bulling" e a forma como se pode dar a volta por cima.
A figura da mãe é crucial para a protagonista, que passa a responder aos comentários das outras crianças, segunda as indicações da mãe: o que para os outros é um defeito, para a Mara passa a ser uma vantagem...

Um livro sensível da escritora e actriz espanhola Luisa Aguilar e com uma excelente ilustração do brasileiro André Neves.

Editora: Kalandraka

2 comentários:

Cristina Brandão disse...

Mais um LIVRO da Kalandraca a explorar...todos os contributos para as crianças e jovens lidarem com as "diferenças" de forma sadia e aberta são muito bem-vindos...
obrigada por mais esta sugestão!
Bj e boas leituras.

Jocelyne NEFF disse...

Ce livre est aussi très utile aux enfants souffrant de complexes liés à leur physique qui n'ont pas la chance d'avoir une maman aussi valorisante que celle de Mara. Sa lecture aura un effet psychologique très bénéfique sur l'enfant car les paroles de la maman de Mara auront pour lui un effet salvateur et épanouissant étant donné que ces mots proviennent d'un adulte omnipotent qui sait tout et comprend tout. Donc l'enfant, par le biais de la lecture de ce livre prendra conscience de sa vraie valeur sans se focaliser sur son aspect physique.