quarta-feira, 7 de abril de 2010

"MIMOSA: Adeus, Avó! Olá, Mano!"


Hoje, dia 7 de Abril é um dia muito importante, vivido com imensa saudade!...
... por isso, a escolha deste livro é tão especial ! ... não só pela temática abordada pela autora, como pela sua beleza, sensibilidade enternecedora... é uma forma de compreender e lidar com o nascimento e a morte, como parte integrante da vida.
Desde o seu lançamento em 2006, este livro "Mimosa: Adeus, Avó! Olá, Mano!" faz parte do nosso acervo de livros para crianças. É um livro autobiográfico, com factos vividos pela própria autora e uma maravilhosa homenagem à sua mãe.
Do prefácio de Mia Couto, "(...) Esta poderia ser uma história de desencontro entre quem chega e quem parte. Não é. Ao contrário, é uma história de encontros profundos, de viagem cruzada entre aquele que, antes de nascer, já vivia no amor da sua família e aquela que, mesmo depois de partir, permanece viva na ternura dos que dela se recordam.(...)"

"(...) Mimosa, as flores, quando nascem, são pequeninas, mas muito lindas, não é?
Depois crescem, as cores ficam vivas, até que um dia começam a murchar, acabando por morrer.

O importante é que, quando elas estão vivas, são bonitas, dão cor à nossa vida, cheiram bem e fazem-nos felizes. Pensa em mim como uma flor, Mimosa! - pediu a avó.

- E como faço quando tiver saudades tuas? - perguntou a Mimosa.

- Olha para as estrelas e, quando vires uma que brilha mais, fazes de conta que sou eu e mandas um beijinho! - respondeu a avó.

(...)
- Mano! Tenho de te falar de uma pessoa especial que não pudeste conhecer, mas que me pediu para te dizer que te adorava. O nome dela é avó Teresa."


Autor: Janaína Tomás e Melo
Ilustração: João Athayde e Melo
Editora: Papiro

1 comentário:

Linda Castelo-Grande disse...

Este foi o livro, que mais fundo tocou meu coração!
Quanto mais o leio, mais beleza encontro...
...e, sinto a profundidade dos laços de amor, que consegue unir três gerações: avó(mãe), mãe(filha) e filha(neta).
Este é um livro ímpar!