segunda-feira, 16 de abril de 2012

"A Avó come muito queijo, é o que é!"

"A Avó come muito queijo, é o que é!" - esta é a metáfora que Manuela Leite e Gabriela Sotto Mayor encontraram para falar, escrever e ilustrar sobre a doença de Alzheimeir (...) "um livro que cumpre uma responsabilidade social" como afirmou o responsável do Montepio Geral, instituição que patrocinou esta maravilhosa edição.

Através do ponto de vista de uma criança, vamos sendo esclarecidos sobre a deterioração cognitiva de que muitos adultos padecem.

" A minha avó sempre teve amigos
- uns de abraço, outros de beijo -
e por isso nunca está sozinha.
Os crescidos estão sempre a dizer
que a amizade é uma coisa difícil de manter
e que não se arranjam amigos com facilidade,
mas a minha avó tem um amigo novo por dia.
Lá nisso eu sou muito parecida com ela.
(...)
Aquela palavra, memória, deixou-me confusa.
O que é a memória?
(...)
é onde colocamos tudo que aprendemos.
(...)
como será que se perde a memória?
(...)
Agora já percebo tudo!
Afinal a avó não tem tantos amigos como eu pensava,
nem faz um amigo novo por dia.
As pessoas que a trazem a casa só querem ajudá-la
a encontrar o caminho de volta.
(...)"

Texto: Manuela Leite e Gabriela Sotto Mayor
Ilustração: Gabriela Sotto Mayor
Edição: Trinta Por Uma Linha

É um livro que toca a sensibilidade de todos nós... um livro encantador, imperdível!

Sem comentários: