domingo, 15 de julho de 2012

"A caixa das recordações"

 "A caixa das recordações" é o título do livro, cuja protagonista nos transporta até à infância e à constante renovação de sonhos. Na aprendizagem da vida constatamos que o valor de um objeto reside na carga afetiva que lhe atribuímos. Deste modo ao longo do tempo os laços emocionais que nos atam a eles, costumam variar, o que julgávamos que não valia lá grande coisa acaba por se tornar precioso, tal como acontece à menina protagonista desta história de Anna Castagnoli e Isabelle Arsenault.

"Decidi que a caixa de estrela partida
seria a minha caixa de recordações.
Dentro dela estava a estrela
que se descolou da tampa
quando a caixa ainda era nova;
mas eu vira-a sempre assim,
com a estrela partida.
Estava lá o berlinde que encontrei em frente ao portão,
a caneta de ponta fina,
as três pedras que apanhei junto ao mar (...)
Era uma caixa com uma estrela partida;
não valia grande coisa. (...)"

Autor: Anna Castagnolli
Ilustração: Isabelle Arsenault
Edição: OQO

As nossas caixas de recordações,  a partir de caixas vazias de sapatos, de bombons...

3 comentários:

Paula disse...

Linda,
Este livro deve ser muito sensível!
Pois, a minha caixa de recordações era de uma caixa de bolachas azul e de metal, onde juntava nas férias de verão conchas do mar...
bjs,

guida disse...

Eu nunca tive uma caixa, tenho varias com coisas q nao deito fora, mas um dia destes faco uma com tudo o q gosto. Se nao couber escrevo tudo numa lista e de certeza q me vou divertir... Bjo Guida

Thereza disse...

Recordo da minha infância a minha avó tinha uma caixas cheia de imagens de Santos, medalhas e outras peças que guardava religiosamente.
bj