sexta-feira, 15 de abril de 2022

Como enfrentrar o medo e a crise dos refugiados?

Como enfrentar o medo 

e a crise dos refugiados?  

Nesta primavera, a AKIARA publica três álbuns ilustrados muito profundos e atuais, nos quais vinha trabalhando há mais de um ano, e que refletem sobre o medo (em todos os seus matizes) e também sobre a crise dos refugiados. Depois de dois anos de pandemia e com imagens de guerra que nos chegam todos os dias, é necessário oferecer bons materiais aos mais pequenos para os ajudar a digerir tudo o que estão a viver.

 Porque temos medo?

                      Texto: Fran Pintadera | Ilustração: Ana Sender 

     Tradução: Catarina Sacramento Edição: Akiara

 «Papá, alguma vez tiveste medo?», pergunta o Max.(...)"

Um álbum ilustrado cheio de poesia, para nos lembrar que o medo nos acompanha desde sempre e precisa de ser expressado; nos põe alerta e nos dá a oportunidade de chegar a lugares inexplorados do nosso interior. 

 Idade recomendada: + 5 anos

Filas de sonhos 

  Texto: Rita Sineiro | Ilustração: Laia Domènech | Edição: Akiara

Filas de sonhos é um conto lindíssimo sobre a crise dos refugiados, vista através dos olhos de um menino fechado num campo de acolhimento. A autora portuguesa Rita Sineiro inspirou-se no pequeno Alan Kurdi, que apareceu afogado numa praia da Turquia. Laia Domènech demorou dois anos a ilustrar este livro, com pastéis a óleo, depois de se documentar a fundo. Por circunstâncias da vida, o livro vê a luz num novo contexto de guerra e refugiados. Infelizmente, todas as guerras se parecem muito... Há um dia em que começam a cair bombas, e é preciso fazer as malas e ir embora. Este é um álbum profundo e terno, com toques de humor e um final muito emotivo que nos ajuda a ver a crise dos refugiados a partir de dentro, com empatia.

Idade recomendada: + 5 anos

Sem comentários: