sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Esta árvore é minha (Não te aproximes!)

  

Autor: Olivier Tallec | Tradução: Francisca Cortesão

Edição: Nuvem de Letras

«Adoro árvores.
Adoro esta árvore. Esta árvore é MINHA.

Adoro comer as MINHAS pinhas
à sombra da MINHA árvore.

Esta árvore é MINHA,
e estas pinhas são MINHAS
.

Toda a gente precisa de saber que estas são as MINHAS
pinhas e que esta é a MINHA árvore.
O que devo fazer para a proteger dos outros?»

Pela primeira vez a solo no catálogo da Nuvem de Letras, o reconhecido autor e ilustrador francês Olivier Tallec traz-nos um álbum subtil e cheio de humor, com várias camadas de leitura. Temas sérios como o egoísmo, a ganância ou medo de os outros ocuparem o nosso espaço é aqui abordado de forma certeira, irónica e leve.

Uma fábula engenhosa e adequada aos tempos que atravessamos. Através da repetição e do exagero, faz-se uma caricatura da falta de empatia, da dificuldade em partilhar, da vontade de açambarcar e não deixar os outros entrar no nosso «território». Um álbum cativante para os mais pequenos, com ilustrações espontâneas e cheias de vivacidade, que pode ser também trabalhado em casa e na escola com crianças mais crescidas.

Idade recomendada: a partir dos 4 anos de idade.

Sem comentários: