sábado, 26 de novembro de 2011

"EMIGRANTES"

"Emigrantes em busca de um futuro melhor, refugiados políticos, deslocados de guerra... esta novela gráfica sem palavras de Shaun Tan é uma magistral homenagem a todos aqueles que empreenderam uma viagem definitiva, física e existencial, nas suas vidas. O protagonista de "Emigrantes" deixa o lar e a sua família, uma cidade mergulhada pela crise, e é acolhida por um país onde enfrenta uma língua desconhecida, costumes diferentes e incertezas.(...)
O autor privilegia o desenho sobre a palavra, deixando as imagens falarem por si mesmas. Ilustrações sem cor, em tom de sépia, evocam fotografias antigas, com um surpreendente realismo que se mescla com a fantasia e a metáfora visual.
O livro inspira-se em episódios relatados por imigrantes oriundos de diferentes países e períodos históricos, contando-se, entre eles, o testemunho do pai do próprio Shaun Tan que em 1960 emigrou para a Austrália vindo da Malásia."

O autor tem as suas obras editadas por toda a Europa, Ásia e América do Sul. Recebeu vários galardões e entre outros, o prestigiado Prémio ALMA em 2011.

Obra recomendada para leitores a partir dos 10 anos.

Autor: Shaun Tan
Tradução: Gabriela Rocha Alves
Edição: Kalandraka

Sem comentários: