quarta-feira, 15 de agosto de 2012

"A VIDA ÍNTIMA DE LAURA" - Clarice Lispector

"A VIDA ÍNTIMA DE LAURA", é um livro infanto-juvenil da grande escritora brasileira Clarisse Lispector, acabado de ser publicado em Portugal pela editora Relógio D´Água. Esta editora portuguesa, adquiriu os direitos da edição de toda a sua obra até 2018.
Na adolescência "aprendi" a ler alguns contos desta escritora, que sempre me pareceram ter uma certa complexidade e difícil leitura. Esse meu primeiro contacto, teve como único objetivo a análise literária da sua obra. Confesso que nunca tinha lido um dos seus livros de literatura infantil e ao pegar neste título, fiquei surpreendida com a sua escrita tão acessível. Esta obra data de 1973, consegue tocar com delicadeza o mais profundo da consciência humana.

"Vou logo explicando o que quer dizer "Vida íntima". É assim: vida íntima quer dizer que a gente não deve contar a todo o mundo o que se passa com a gente. São coisas que não se dizem a qualquer pessoa. Pois vou contar a vida íntima de Laura.
Agora adivinhe quem é Laura.
Dou-lhe um beijinho na testa se você adivinhar. E duvido que você acerte! Dê três palpites.
Viu como é difícil? (...)"

"Aprender a observar é quase contar uma história. É uma aventura interessante que todos nós devíamos experimentar."

Autor: Clarice Lispector
Ilustração: Relógio D`Água
Edição: Flor Opazo

E outros títulos de Literatura infantil:
-O mistério do coelho pensante (1967)
-A mulher que matou os peixes (1969)
-Quase de verdade (1978)
-Como nasceram as estrelas (1987)

A escritora será homenageada na FLIM 2012 (24 a 26 / agosto), no estado do Rio de Janeiro, onde sua obra literária para crianças e para adultos será apresentada em diversas atividades.

Sem comentários: