sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

"Rosa Maria no castelo encantado"

Na continuidade do "Dia Internacional da Língua Materna" fica como sugestão de leitura - Erico Verissimo (1905-1975)  um dos mais importantes escritores brasileiros. Entre vários romances muito conhecidos  estão: "Olhai os Lírios do Campo", "O Tempo e o Vento", "O Senhor Embaixador" e "Incidente em Antares". Escreveu apenas seis livros para crianças, mas estes sempre se destacaram na literatura infantil brasileira. Com uma linguagem simples e solta, num ritmo ágil, onde o humor e a poesia fascinam o leitor.
"Rosa Maria no castelo encantado" conta a história de uma menina que visita a casa de um mágico. Aos olhos dos adultos, a casa não passa de uma construção normal, mas na verdade é um castelo. Lá Rosa Maria percorre os quartos, encontra os moradores e ganha cinco bonecas. Brinca muito e lê um livro que a transporta para uma floresta encantada, onde conhece personagens muito especiais."

"Eu sou um mágico. Moro num castelo encantado. Os homens não sabem de nada. Só as crianças é  que conhecem o meu segredo...
Quando um homem passa pela minha casa, o que vê é uma casa como as outras: com portas, janelas, telhado vermelho, sacada de ferro...
Só as crianças é que enxergam o meu castelo encantado. Com torres de açúcar e chocolate. Pontes que sobem e descem(...). Os trincos das portas, vocês pensam que são de metal? Nada disso. São de marmelada, de goiabada, de cocada.
Quando um homem grande entra na minha casa, tem de subir escada, degrau a degrau. Quando uma criança entra no meu castelo, é a escada que sobe com ela.
Mas não adianta a gente ficar conversando assim à toa. O melhor é eu contar logo a visita que Rosa Maria fez ao meu castelo.
Foi asim:
(...)
E vocês, meninos e meninas, quando vierem à cidade onde eu moro, não deixem de visitar o meu castelo encantado.
Eu sou o mágico."

Autor: Erico Verissimo
Ilustração: Eva Furnari
Edição: Ambar

Sem comentários: