sexta-feira, 26 de junho de 2015

"O descobridor de histórias"

Encontramos na "85ª Feira do Livro de Lisboa", "O descobridor de histórias", com texto de Ana Teresa Silva e ilustrações de Monia Nilsen, editado pela Palavra e distribuído pela Civilização.
Pedro era um menino muito refilão, que não dava conta das coisas. Só que um dia, a mesa da sua sala de jantar resolveu falar com ele e revelar-lhe histórias contidas em todas as coisas, e o tesouro que isso representa.
 Foi assim que o menino resolveu ser um descobridor de histórias e nunca mais viu o mundo com os mesmos olhos.
"Olá. ainda bem que vieste ter comigo! Sabes quem eu sou? Sabes...?
Sou a história! E eu preciso de ti para continuar a viver. Uma história precisa de pessoas, assim como as pessoas precisam de histórias. Já pensaste nisso?
Às vezes andamos tão distraídos que nem pensamos nas coisas.
Mesmo debaixo do nosso nariz.
Onde estás? Na cama? No sofá? No chão? Já alguma vez pensaste na história (...) do chão da tua casa? E na história desta história? (...) Pois é... escuta com atenção, pois vais perceber que tudo o que vês com esses lindos olhos, tudo, mas tudo, tem um passado e MUITO para contar.
Tu podes ser o próximo e o mais importante descobridor de histórias e de segredos, se prestares atenção aos objetos que te rodeiam!"

Texto: Ana Teresa Silva
Ilustração: Monia Nilsen
Edição: Palavra (Coleção: Palavra mais que mil imagens)

Um livro para as crianças pensarem sobre o valor das coisas e para explorarem os segredos escondidos em tudo o que os rodeia.

Sem comentários: