domingo, 4 de outubro de 2015

"Ana de Castro Osório - A MULHER QUE VOTOU NA LITERATURA"

"Ana de Castro Osório - A MULHER QUE VOTOU NA LITERATURA" é a biografia da “mãe” da literatura infantil em Portugal, um dos títulos da colecção GRANDES VIDAS PORTUGUESAS, publicada pelo Pato Lógico, em parceria com a Imprensa NacionalCasa da Moeda

"É verdade que as mulheres conseguem fazer muitas e diferentes coisas ao mesmo tempo. Também é verdade que há cem anos, ninguém perdia tempo a fazer “gosto“ no Facebook, nem a jogar horas com o telemóvel, nem a escolher entre 50 marcas diferentes de cereais para o pequeno-almoço. Ana de Castro Osório teve a sorte e a liberdade de poder usar o seu tempo para pensar, escrever e ser útil à sociedade. Afinal, era aquilo que mais gostava de fazer. Se tivesse vivido nos dias de hoje chamar-lhe-iam “supermulher“? Teria sido diagnosticada, ao princípio, como uma “criança hiperativa”?"
 
Texto: Carla Mais da Almeida
Ilustração: Marta Monteiro
Editora: Pato Lógico/Imprensa Nacional
 
Escritora, editora, jornalista, ensaísta, pedagoga, feminista, maçónica e republicana, Ana de Castro Osório, nascida em 1872 (Mangualde), a primeira mulher que terá conseguido viver da actividade literária em Portugal.

1 comentário:

Jocelyne NEFF disse...

Era uma Grande mulher !