terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Sonhador, Mark Janssen

Autor:Mark Janssen Tradução:Arie Pos 

Edição:Baduga

"Num fim de tarde

que cheira a caruma,

um carro passa com

um zumbido grave.

Ao volante está um homem

e no banco de trás um miúdo

que olha fixamente lá para fora.

Esse miúdo sou eu. (...)" 

Todas as crianças sonham em crescer e tornar -se em alguém com significado. Alguns colegas de classe de Aron querem ser bombeiros e outros querem desenterrar dinossauros. Algumas crianças são pensadoras, enquanto outras são fazedoras. Mas Aron não consegue entender quem ele é e em quem se tornará, porque se sente diferente dos outros.

O pai leva Aron para dar um passeio e ajuda-o a entender melhor onde os sonhos nos podem levar. Além dos pensadores e dos fazedores, há outros que também conseguem alcançar muito – os sonhadores.

Mais um brilhante livro do criador de “Ilha” Mark Jansen. Um livro cheio de emoções vivas e cores inesquecíveis que, como uma explosão de confetes, nos permitem voar e ajudam a entender o principal: os sonhadores são capazes de mudar o mundo para melhor e fazer grandes milagres.

Mark Janssen é um excelente ilustrador e autor holandês. As suas ilustrações são simplesmente repletas de emoções e cores brilhantes. 

Formou-se na academia de arte em Maastricht, Holanda. Após a licenciatura, mudou-se para a cidade de Valkenburg aan de Geul onde começou a sua carreira como ilustrador, no seu próprio estúdio. 

Mark ilustra livros infantis. Desde a publicação do seu primeiro livro, “My Friend the Sheikh de Ulf Stark” (Lemniscaat Publishing House) em 1997, o portfólio do artista inclui 450 livros infantis desenhados para editoras na Holanda, Bélgica e China. Os direitos de muitos dos livros de Mark foram vendidos para outros países e traduzidos para mais de 15 idiomas. 

Desde 2016, Mark Janssen passou a escrever e a ilustrar os seus próprios livros, para além de continuar a ilustrar livros escritos por outros autores. 

O seu livro “Ilha”, criado em 2019, já foi publicado em mais de 15 países e ganhou o Prémio Andersen no Silent Book Competition em Bolonha, Itália e o Children’s Book Store Reward na Holanda.