quarta-feira, 27 de maio de 2020

"A lagartinha muito comilona"

"À luz da Lua, um pequenino ovo descansava numa folha. Num domingo de manhã o sol quente chegou e PLOC!..., de dentro do ovo saiu uma lagartinha magra e esfomeada." 

Eric Carle concebeu este livro em 1969, apesar da passagem do tempo, ele mantém toda a sua frescura e actualidade, sendo uma das obras mais conhecidas do autor: foi traduzida em mais de 30 línguas e vendida a mais de vinte milhões de pessoas em todo o mundo. O ciclo vital de uma lagarta, desde que sai do casulo até se transformar numa borboleta, é o fio condutor da história. Seguindo a narrativa, os leitores percorrem assim os dias da semana, os números e conhecem um amplo sortido de frutas e outros manjares gulosos. O curso da natureza faz com que a pequena lagarta cresça consideravelmente até ao momento em que constrói o casulo e se dá, posteriormente, a metamorfose. Nas páginas centrais do livro destaca-se ainda o baixo-relevo, através do qual se representam partes da lagarta durante a progressiva ingestão de comida. 

 A natureza é um elemento de referência constante na obra de Eric Carle, que também introduz conceitos de utilidade para que as crianças aprendam a mover-se no mundo que as rodeia. A técnica da colagem é outro dos recursos deste autor, que utiliza um método muito pessoal, à base de papéis pintados à mão que depois transforma em imagens cheias de cor. 

Autor: Eric Carle
Edição: Kalandraka

Temática: o ciclo vital, as cores, os números, os dias da semana, os alimentos  
Idade recomendada: primeiros leitores 
Aplicações: conhecer a natureza; a metamorfose; adquirir vocabulário; outros 

PROPOSTA DE ATIVIDADE
Monotipia simétrica - pintura surpresa (borboleta)

Dobrar uma folha ao meio;
Abrir o colocar pingos de tinta apenas de um lado da folha;
Fechar a folha e espalhar com a ajuda das mãos a tinta;
Abrir devagar e colocar a secar.

Vamos fazer uma surpreendente borboleta colorida!...

Sem comentários: