sexta-feira, 15 de maio de 2020

"Os Ovos Misteriosos"

Uma galinha punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto.
Todos irmãos, e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha tinha dificuldade em controlar e em alimentar. Mas todos, de modos também diferentes, defenderam a mãe quando a viram ameaçada.

Texto: Luísa Ducla Soares*
Ilustração: Manuela Bacelar
Edição: Edições Afrontamento

Este é um livro em que a enorme ternura que o atravessa não impede o humor e o ritmo tão próprios desta autora e que introduz a crianças nas questões da multiculturalidade.

* "Considerada uma das mais relevantes escritoras portuguesas na área da Literatura Infantil,  celebra este ano 50 anos de escrita, ao longo dos quais viu publicadas mais de 100 obras.
Na sua escrita alia o humor à fantasia e ao non-sense, sendo esta uma das marcas distintivas da obra da autora: a irreverência da narrativa, chamando a atenção do leitor para situações absurdas e comportamentos determinados pelo preconceito, desmontados através de jogos de palavras, contribui para a tomada de consciência, por parte dos jovens, de uma multiplicidade de possíveis interpretações do mundo em que vivemos."In: Livros Horizonte

Sem comentários: