sábado, 9 de maio de 2020

HANSEL E GRETEL


Era uma vez um casal de camponeses 
muito pobres que tinha dois filhos:
um menino, que se chamava Hansel,
e uma menina, que se chamava Gretel.
Uma terrível seca devastara as suas colheitas
e, como mal tinham alimentos para passar o inverno, decidiram abandonar os meninos na floresta.

E assim foi… Abandonados pelos pais, Hansel e Gretel embrenham-se na floresta e encontram uma casa com telhado de chocolate, paredes de maçapão e janelas de rebuçado. Enquanto desfrutam dos maravilhosos manjares, uma malvada bruxa observa-os e arrasta-os para o interior da casa…
  
Texto: Tina Meroto
Ilustração: Iratxe López de Munáin
Tradução: Elisabete Ramos
Edição: OQO


Em várias versões desta história, uma das mais conhecidas dos irmãos Grimm, a situação inicial é composta por dois elementos: a pobreza da família e a crueldade da madrasta, o primeiro elemento servindo de pretexto ao segundo. Na sua primeira versão de 1812, os irmãos Grimm falavam da mãe mas, em versões posteriores como a de 1819, introduziram a personagem da madrasta, que não estava ligada aos filhos do marido por laços de sangue. Esta adaptação, baseada na primeira versão da história, fornece elementos originais, diferenciando-se de outras interpretações. A verdadeira causa do abandono, neste caso, é a extrema pobreza dos pais.

Tanto o texto como a imagem procuram transmitir a união da família. Não estamos perante uns pais desnaturados, pelo contrário, sentem pena e remorsos por se verem obrigados a tomar uma decisão drástica que acaba por ser errada.

Nesta história, aparecem também os conceitos de perdão e de generosidade. As crianças não guardam rancor aos seus progenitores e, no seu regresso, tudo volta à normalidade e partilham os tesouros não só com os pais mas também com todos os habitantes da região.

O livro contém CD de música gravado pela Orquestra Filarmónica Cidade de Pontevedra, que recolhe uma seleção instrumental de diversos fragmentos da ópera Hansel e Gretel. Esta ópera foi composta em 1891 e 1892 por Engelbert Humperdinck, com libreto da sua irmã Adelheide Wette, baseado no conto homónimo dos irmãos Grimm.

Recomendado pelo PNL para apoio a projetos relacionados com as artes na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.

Este livro fará parte da Programação Estudo em Casa - RTP Memória na próxima segunda-feira, 11 de maio 2020 para 1º e 2º ano (Português).

Sem comentários: