domingo, 17 de janeiro de 2021

"Coração de Vidro" de José Mauro de Vasconcelos

"Era uma vez... uma fazenda imensa.  

No pátio do fundo existia uma mangueira moça.  

Pelos campos bem verdes e iluminados de sol, eram criados os cavalos de corrida. 

Na mata, os passarinhos aprendiam a cantar livremente. 
 
E o vento — e que vento doce! — balouçava os grandes milharais, que cada vez se tornavam mais cor de fogo. 
 
No lago, os peixes vermelhos nasciam para mais tarde serem transportados aos aquários da cidade.  
 
Tudo era lindo, muito lindo, na fazenda.  
 
Mas os homens estragavam tudo..."
 
As quatro histórias que compõem este livro têm como cenário uma fazenda no Brasil e estão ligadas entre si. Os protagonistas são seres vivos inocentes que são afetados pela irresponsabilidade e pela insensibilidade do Homem. São eles: um pássaro azul, um peixe vermelho, um cavalo louro e uma mangueira frondosa, cheia de sonhos. O tempo passa e as mudanças fazem-se sentir no espaço e na vida de todos os seus habitantes.

 «Coração de Vidro» é de 1964. Ainda era uma época em que não se falava tanto assim na destruição do equilíbrio ecológico do Planeta. Mesmo assim, como se previsse o que viria, o livro transforma a relação do ser humano com a natureza — e a preservação do meio ambiente — em histórias simples, mas tocantes, de amor e perda. Tantos anos depois, estas fábulas estão aqui para nos fazer pensar que deixar para trás essa magia tem que ver com os riscos à sobrevivência da Terra.»

 in Leitura Complementar de Luiz António Aguiar

Edição: Fábula, volume de contos de José Mauro de Vasconcelos, o sétimo livro da coleção dedicada ao famoso escritor brasileiro.

Sem comentários: