sábado, 20 de junho de 2020

A menina Gotinha de Água

"Era uma vez 
uma menina
chamada 
Gotinha de Água. 

A menina 
Gotinha de Água 
vivia 
no mar sem fim. 
E era linda, 
tão linda, 
vestida de esmeralda 
e luar.
(...)"

Esta é a história de uma gotinha de água e do percurso que realiza ao longo da sua vida. A gotinha vive no mar juntamente com as suas irmãs gotinhas e com elas faz grandes viagens, sofrendo sempre várias transformações. A gotinha transforma-se em chuva, em fonte, em ribeiro, em rio, regressando depois a casa. É o ciclo da água relatado de uma forma poética e didática.

Nos anos 60, Papiniano Carlos publicou «A Menina Gotinha de Água», uma obra de literatura infantil que contribuiu decisivamente para a renovação deste género literário em Portugal, nomeadamente no que respeita à sua função na educação das crianças. Agora numa nova edição, ilustrada por Henrique Cayatte e editada pela Assírio & Alvim.

Texto: Papiano Carlos
Ilustração: Henrique Cayatte
Edição: Assírio & Alvim

Este livro fará parte da Programação Estudo em Casa - RTP Memória na segunda-feira, 22 de junho 2020 para 1º e 2º ano (Português).

Recomendado pelo PNL para o 2.° ano de escolaridade, destinado a leitura orientada - Grau de Dificuldade II, e integra as Metas Curriculares de Português para o ensino básico (2.° ano).

Sem comentários: