domingo, 28 de junho de 2020

Investigar cocós e descobrir plantas carnívoras: quem se atreve?


O Livro das Plantas Carnívoras para Exploradores Corajosos (56 pp.) dá a conhecer algumas das plantas mais fascinantes do planeta. Estas predadoras implacáveis devoram insetos com as suas folhas pegajosas cheias daquilo que parecem ser pequenos dentes. São autênticas armadilhas mortíferas.

5 factos curiosos:
. As plantas carnívoras encontram-se em pântanos, pauis e sobre pedras e troncos de árvore, sítios onde nenhuma planta normal sobreviveria;
. A dioneia, também conhecida como Vénus-papa-moscas, é a planta mais famosa de todas;
. Cada planta desenvove a armadilha perfeita para a sua presa preferida;
. A planta carnívora com as maiores armadilhas é a Nepenthes rajah, que pode medir 35 cm de altura e ter uma largura de 18 cm;
. Existe um xarope para a tosse de drósera (um tipo de planta carnívora) e uma tisana feita com as suas folhas, excenete para doenças dos brônquios com a asma.


 A Verdade sobre o Cocó e Outras Pistas do Mundo Animal (64 pp.) é um guia fascinante, fácil de consultar e com ilustrações divertidas, que ensina a decifrar os rastos deixados por diferentes animais, desde esquilos a aves e até insetos. Torna-te um detetive da floresta e descobre toda a verdade por trás do cocó.

5 factos curiosos:
. Quanto maior é o animal, maior o cocó;
. Os elefantes fazem cerca de 70 kg de cocó por dia;
. O coelho consegue produzir 500 bolinhas de fezes num dia;
. As preguiças só fazem cocó uma  vez por semana. Cavam um buraco no chão  e enterram-no;
. Algumas lagartas põem cocó nas costas como camuflagem contra aves esfomeadas.

Agora que a escola acabou, a Booksmile lança dois livros perfeitos para miúdos curiosos pelo mundo que os rodeia e com vontade de pôr à prova as suas capacidades de investigação e exploração. Investigar os cocós de diferentes animais e explorar o universo das plantas carnívoras são as sugestões de atividades propostas por estes títulos originaisinformativos e divertidos. Chegam às livrarias amanhã, dia 29 de junho.

Sem comentários: