domingo, 21 de junho de 2020

Coração de pássaro | Debaixo das pedras - Coleção AKIPOETA


Nasce a coleção AKIPOETA 

A AKIARA inicia AKIPOETA, uma coleção dedicada à poesia e à beleza dos detalhes, com um novo formato vertical, títulos escritos à mão, papel rugoso, encadernação com fio à vista (mais artesanal, que permite abrir o livro completamente) e textos e ilustrações muito cuidados, criando um conjunto cheio de delicadeza e sensibilidade que nos convida a redescobrir a magia da vida e a beleza dos pormenores.


Coração de pássaro é o primeiro título da coleção AKIPOETA, escrito pela poeta valenciana Mar Benegas e ilustrado pela artista portuguesa Rachel Caiano (com tradução de Maria João Moreno). Trata-se de um conto muito belo sobre o nascimento da poesia e do amor. Mostra-nos um universo poético onde tudo é possível, cheio de metáforas e imagens sugestivas, potenciadas por ilustrações espontâneas e inocentes, feitas integralmente com pincel e apenas três cores (o preto, o vermelho e o azul).
 Debaixo das pedras é um canto aos pequenos detalhes e às maravilhas da natureza, escrito pela Arianna Squilloni e ilustrado por Laia Domènech (com tradução de Maria João Moreno). Parte, tal como explica na Introdução, das recordações que a autora tem da aldeiazinha do norte de Itália onde passava férias com os avós. Estas lembranças de episódios na natureza aparecem em cada poema, com o tom curioso, surpreendido e muitas vezes divertido de uma menina. As ilustrações, evocativas e cheias de sensibilidade, deixam respirar o branco do papel e a beleza do texto.

Depois de um confinamento que nos privou do contacto com a natureza, esta coleção convida-nos a parar e a contemplar, a saborear a beleza dos pormenores, a fazer voar a imaginação e a recuperar a primavera que perdemos. Trata-se de dois livros que têm gosto a cerejas, a terra e a mar; dois livros para ler, observar, cheirar e tocar.

Idade recomendada: + 9 anos

Sem comentários: