sábado, 20 de junho de 2020

Viagem ao Património Português

 "Mal passam a porta de desembarque,  
a Sara e o Tomás procuram logo pelos avós.
 —— Ali estão eles! —— grita a Sara, entusiasmada. 
As crianças correm na direção do casal, que de imediato os recebe e abraça fortemente. 
—— Meu Deus, vocês estão tão crescidos! —— dizem em uníssono os avós, com a voz embargada pela emoção de rever os seus netos ao fim de quase um ano de separação.
 —— Eu cresci oito centímetros este ano! —— afirma o Tomás, esticando-se em bicos de pés, orgulhoso. —— Deve ser por causa da comida inglesa...  
—— O Tomás gosta, mas eu não! Estou desejosa de comer a tua comida, avozinha! —— declara a Sara, abraçando a avó.—— 
Ah! Ah! Ou não fosse a gastronomia um importante património cultural do nosso país! —— graceja o avô Zé. 
—— O que é o património cultural, avô? —— pergunta o Tomás, confuso.—— O património cultural é o conjunto de elementos de uma cultura, produzidos ao longo dos tempos, que recebemos dos nossos antepassados.
—— Mas o património não são os monumentos, avô? A minha professora já falou nisso —— acrescenta a Sara, segura do seu conhecimento.
 —— São, mas não só! O património cultural não se limita aos edifícios, nem às coleções que encontramos nos museus. Há muitos tipos de património! O património edificado, o património cultural imaterial..."

Texto: Rita Jerónimo
Ilustração: Rita Jerónimo
Edição: Fábula

Neste livro vais conhecer o património de Portugal, nomeadamente aquele que foi reconhecido pela UNESCO. Mas o que é isso do «património»? Na viagem que fizeram com os seus avós pelo país, a Sara e o Tomás encontraram a resposta a esta pergunta. Visitaram monumentos da história de Portugal, percorreram centros históricos que testemunham a cultura dos povos que por lá passaram e deliciaram-se com paisagens que espelham a relação do Homem com a Natureza.

Sem comentários: