domingo, 30 de janeiro de 2011

"MEU AVÔ, REI DE COISA POUCA" - Convite


A "Maleta da Marieta" acabou de receber este convite para a apresentação do livro "Meu Avô, Rei de Coisa Pouca" de João Manuel Ribeiro, será no próximo sábado dia 5 de Fevereiro, pelas 15:30h, na Livraria Papa-Livros, à Rua Miguel Bombarda - Porto.

Não faltem!...

sábado, 29 de janeiro de 2011

MARGARIDA FONSECA SANTOS - Livraria Arquivo


Hoje partimos ao encontro da escritora Margarida Fonseca Santos na Livraria Arquivo, situada no centro de Leiria. Esta excelente livraria é uma referência cultural da cidade. Ficamos encantadas por termos conhecido uma das nossas escritoras preferidas.
Margarida Fonseca Santos tem vários livros publicados, sobretudo na área infanto-juvenil.

"A minha vida mudou quando decidi dedicar-me à paixão que é escrever. (...) Ensinar a escrita e contar as minhas histórias são duas outras paixões ... Os contos sempre fizeram parte de mim, sempre gostei de ouvir contar e inventar histórias. Comecei a escrevê-las tarde, sim, mas agora acho que nunca mais vou parar!"
Margarida Fonseca Santos

domingo, 23 de janeiro de 2011

"A Cabra tonta" - Pep Bruno

Este é um animal que fez parte da minha infância e sempre me fascinou...

Conta-nos o autor, lembrando a sua infância, que nas casas da sua aldeia havia duas ou três cabras. De manhã, quando as crianças iam para a escola, levavam as cabras com elas e deixavam-nas com o cabreiro, na praça. O cabreiro ia para o monte e os meninos para a escola.

"Depois de procura-la por toda a aldeia, Miguel encontrou a cabra em cima do telhado. Estará convencida que é um cata-vento? Uma chaminé? Um gato? - perguntava-se. Com ajuda de flores, de um livro de histórias e de uma pitada de sal, (as cabras gostam mais de sal do que as crianças de gelados) a cabra tonta voltou ao seu lugar."

Roger Olmos apresenta os desenhos de uma forma dinâmica e caricatural, com pormenores cómicos. Um livro que atrai leitores de outras idades.

Autor: Pep Bruno
Ilustração: Roger Olmos
Tradução: Dora Batalim Sottomayor
Edição: OQO

sábado, 15 de janeiro de 2011

"O Coração e a Garrafa" - Oliver Jeffers

"O Coração e a Garrafa" é o sexto livro da autoria de Oliver Jeffers, um dos mais conceituados criadores contemporâneos de livros para a infância. Conta-nos a história de uma menina fascinada com o mundo à sua volta mas, um dia algo aconteceu que a fez pegar no seu coração e guardá-lo num sítio seguro para não sofrer.
Esta história comovente explora os temas difíceis do amor e da perda, devolvendo-nos, de maneira notável, um sopro de alento e de vida.
É um livro cheio de emoção que não deixará ninguém indiferente!...
A não deixar de ler por miúdos e graúdos!

Autor: Oliver Jeffers
Edição: Orfeu Negro

sábado, 8 de janeiro de 2011

"Dançar nas nuvens"


Quem não gostaria de dançar nas nuvens?... toda a criança um dia sonha com essa possibilidade!... sonhar e dançar... dançar e sonhar...
Este livro "Dançar nas nuvens" * é uma das novidades da Editora Kalandraka, da autoria da argentina Vanina Starkoff.

" Todas as manhãs eu saia de casa para observar as nuvens. O meu sonho era um dia dançar com elas. A mamã dizia-me que esquecesse essa ideia, que só os pássaros conseguiam tocar-lhes...

Através do sonho de uma menina que desejava dançar com as nuvens, este livro reflecte acerca da importância do intercâmbio cultural e do respeito entre as pessoas de diferentes proveniências. As suas páginas contam a história de uma pequena povoação que vai crescendo dia após dia, com seus novos habitantes, que vão construindo as suas casas, ao mesmo tempo que partilham as suas experiências colectivas."

* Esta obra foi finalista do III Prémio Internacional Compostela de Álbum Ilustrado- 2010

Autor: Vanina Starkoff
Tradução: Ana M. Noronha
Edição: Kalandraka

domingo, 2 de janeiro de 2011

"VEM E ABRAÇA-ME" - Michal Snunit

Mesmo, mesmo a começar o ano, como nossa primeira sugestão de leitura - "VEM E ABRAÇA-ME" da mesma autora do best-seller mundial "O Pássaro da Alma", já apresentado no nosso blogue.

"A linguagem do abraço foi a primeira que os homens conheceram há muito, muito tempo, antes de falarem. É a linguagem dos sentimentos, uma linguagem que não tem forma de mentir. Este livro belíssimo ensina-nos a importância do abraço, os diferentes tipos de abraço e o que querem dizer. Tudo à nossa volta se abraça: a noite e o dia, o passarinho e a árvore, a mãe e a criança... Esta encantadora história poética lembra-nos como um abraço pode ser tão precioso e porque é que sentimos necessidade de abraçar as pessoas de que gostamos. Temos de nos lembrar da linguagem mais importante... vamos aprender de novo a abraçar!"

Este livro é de uma extraordinária beleza, para ser lido por todos, crianças e adultos.

Autor: Michal Snunit
Ilustração: Vanessa Levy
Edição: Vega